Slow Cooking

Cozinhar no modo Slow cooking com a Bimby® tem tudo a ver com relaxar e deixar intensificar os sabores. Cozinhar os ingredientes durante um período mais longo faz sobressair sabores mais profundos tanto doces como salgados. Basta preparar os ingredientes e, depois, descontrair durante as horas que a Bimby® vai estar a cozinhar para si. Com o slow cooking pode preparar as suas receitas favoritas com antecedência e congelar para ter sempre o jantar pronto, quando há menos tempo.

O modo Slow Cooking é ideal para cozinhar carne menos nobre, como pernas de frango, pá de porco, pá de borrego e acém de vaca, que normalmente fica dura se for cozinhada durante um curto período de tempo.

Pode criar as suas próprias receitas. Para tal comece por consultar uma receita semelhante da Bimby® para se inspirar. Em seguida, coloque todos os ingredientes e temperos no copo distribuídos de forma uniforme à volta da lâmina. Adicione líquido suficiente, como um caldo ou molho, apenas para cobrir os ingredientes, misture bem utilizando a espátula, selecione o tempo e a temperatura (utilize as definições da sua receita de referência) e dê início ao modo Slow cooking. Os ingredientes que escolheu ficarão macios e suculentos depois de cozinhados lentamente na Bimby®.

Dicas

• Para congelar as suas receitas feitas no modo Slow cooking, deixe arrefecer à temperatura ambiente antes de congelar. Congele em pratos que possam ser levados ao forno a aquecer, depois de descongelados.
• Pode utilizar ingredientes frescos ou congelados no modo Slow cooking. Quando utilizar ingredientes congelados, descongele-os bem, antes de cozinhar.
• Para garantir uma cozedura uniforme, corte os pedaços mais ou menos do mesmo tamanho e espessura.
• A gordura não desaparece quando se cozinha carne no modo Slow cooking; por isso, é melhor remover a gordura existente antes de começar.
• Para obter um sabor mais rico e intenso, antes de começar no modo Slow cooking, utilize receitas básicas da Temp. elevada para saltear carne ou caramelizar cebolas, chalotas ou alho francês.
• Intensifique o sabor adicionando especiarias ou ervas aromáticas no início da cozedura.

O toque final

• Massa, arroz ou ingredientes frescos que precisam de pouco tempo para cozinhar, como espinafres, brócolos, ervilhas, curgetes e ervas frescas, podem ser adicionados e cozinhados no fim do tempo de slow cooking.
• Junte leite, natas ácidas ou requeijão, mexendo sempre, no final para obter uma textura rica e um sabor fresco.

3 formas de engrossar o molho na sua receita no modo Slow cooking

• Adicione 10 g de farinha no início da receita.
• Adicione uma mistura de 15 g de farinha de milho e 15 g de água fria no final da receita e deixe ferver em lume brando.
• Utilize a Bimby® para reduzir o molho: no final da cozedura, escorra o molho através do cesto ou da Varoma ou retire os ingredientes principais com uma tenaz. Coloque o líquido da cozedura no copo, coloque o cesto em vez do copo medida sobre a tampa do copo e reduza 10‑15 min/Varoma/vel. 1.

É bom saber

• Utilize, no máximo, 800 g de carne.
• Para proteger contra a oxidação, adicione um ingrediente ácido, como tomate, vinho, vinagre ou sumo de limão.
• Utilize feijão vermelho pré‑cozido ou enlatado, já que as temperaturas alcançadas com o modo Slow cooking não são suficientemente elevadas para matar as toxinas que ocorrem naturalmente.

Experimente o nosso recheio de porco, em modo Slow cooking, ou as bochechas de porco para começar a sua jornada pelo modo Slow cooking.

Receitas em modo Slow cooking