Mostre o Chefe que há em si com o modo Sous-vide

Prepare-se para impressionar com o modo Sous-vide da Bimby®. Cozinhe carne, peixe, marisco, vegetais e fruta segundo as suas preferências e desfrute de resultados sempre perfeitos. O Sous-vide permite cozinhar em vácuo e a baixas temperaturas: os alimentos são colocados em banho-maria, dentro de um saco próprio para alimentos, selado hermeticamente, em vácuo, e cozinhados a uma temperatura controlada. Cozinhar alimentos em sous-vide preserva os seus benefícios nutricionais, confere-lhes uma textuta suculenta, tornando o sabor mais intenso. A Bimby® pode controlar a temperatura em intervalos de 1°C, permitindo maior precisão na sua receita.

Existem duas formas de selar os sacos: manualmente, mergulhando sacos com fecho hermético resistentes ao calor em água para remover o ar, ou utilizando um selador a vácuo. Escolha o método consoante a receita. Se existirem líquidos no saco, opte pelo método de submersão na água. O método do selador a vácuo é mais eficaz para receitas em que não existe qualquer líquido no saco.

Para obter um resultado perfeito, corte os alimentos em pedaços mais ou menos da mesma dimensão e espessura. Tempere bem e coloque no saco ou sacos. Coloque os alimentos o mais planos possível no saco.

Marinar cortes de carne mais duros torna-os mais macios e realça o sabor dos mesmos. Adicione um pouco da marinada no saco de sous-vide e use o método de submersão em água para o selar.

Para o método de submersão em água, coloque os alimentos em sacos de alta qualidade com fecho hermético. Procure sacos fabricados sem BPA (Bisfenol A). Estes podem ser facilmente encontrados em grandes retalhistas. Os sacos em polietileno não são adequados para cozinhar alimentos. Encha um recipiente grande com água. Coloque o alimentos num saco com fecho. Deixe uma abertura com cerca de 3 cm no fecho. Mergulhe o saco deixando o fecho aberto acima da linha de água. A pressão da água irá forçar o ar a sair. Feche o saco completamente antes de o submergir totalmente.

Cozinhar com o modo Sous-vide

4 passos fáceis para cozinhar em modo sous-vide

Utilizar o cesto:

  1. Prepare o(s) saco(s) com os ingredientes pretendidos, tempere a gosto, sele-os e coloque-os no cesto.
  2. Introduza o cesto no copo e adicione água, certificando-se de que o(s) saco(s) ficam completamente submersos. Retire o cesto com os sacos.
  3. Adicione o sumo de ½ limão e aqueça em Sous-vide/15 min/a temperatura indicada por ingrediente.
  4. Coloque o cesto, com o(s) saco(s), e cozinhe em Sous-vide/o tempo indicado por ingrediente. Retire o cesto usando a espátula e sirva, ou doure antes de servir, consoante a receita.

É bom saber

• É preciso adicionar o sumo de meio limão espremido ou uma colher de chá rasa de ácido ascórbico à água para proteger o copo. A quantidade de água depende do volume dos sacos. Adicione água suficiente para submergir completamente os sacos, e não acima do nível máximo de enchimento.
• Use cada saco de embalagem a vácuo apenas uma vez.
• Para cozinhar com o modo sous-vide, recomendamos que compre marisco ou peixe congelado que tenha estado pelo menos a -20 °C durante pelo menos 24 horas. Descongele antes de cozinhar.

Tempo por ingrediente e temperatura de referência para sous-vide *

Espargos: 150 g de espargos sem pele, 14 cm de comprimento - Sous-vide/15 min/82 ºC
Salmão: 150 g de filete de salmão fresco, 3 cm de espessura - Sous-vide/45 min/55 ºC
Lombo de vaca médio-mal passado: 180-200 g cada, 3 cm de espessura - Sous-vide/1 h 30 min/54 ºC
Peito de vaca: 600-800 g, cortado em 2 pedaços, 5-6 cm de espessura - Sous-vide/12 h/85 ºC
Costeletas de porco: 350 g cada, 3,5 cm de espessura - Sous-vide/1 h 30 min/70 ºC
Bochechas de porco: 100-150 g cada - Sous-vide/8 h/85 ºC
Peito de frango: 250-300 g cada, 2 a 3 cm de espessura - Sous-vide/1 h 30 min/72 ºC
Alperces: 300-350 g, 3 unidades, cortados em metades - Sous-vide/1 h/80 ºC

* Nota:
• Estas temperaturas e tempos são a referência após a água ter sido aquecida.
• Se os seus ingredientes tiverem um peso ou uma espessura diferente, ajuste os tempos em conformidade.
• Dourar carne e aves após cozinhar com o modo sous-vide irá adicionar mais sabor.
• Marinar carne e aves antes de cozinhar irá adicionar um sabor extra.

Experimente o bife com manteiga de ervas, o salmão com funcho e salada de maçã ou as coxas de galinha teriyaki para iniciar a sua viagem pelas receitas Sous-vide.

Receitas Sous-vide