Sugestões para combinar cervejas

Torne a refeição mais saborosa com cerveja!

Juntar cerveja à refeição pode realçar o sabor da comida e é também um ingrediente surpreendentemente versátil para cozinhar! Continue a ler para saber como combinar as suas cervejas na perfeição!

Cortes da carne

Pode estar habituado a combinar bife com vinho tinto, mas cervejas de malte realçam os sabores da carne de vaca em contraste com o sal e acrescentam uma maior profundidade ao sabor da carne. As cervejas belgas como, por exemplo, Dubbels e Tripels com travos de caramelo e açúcar mascavado realçam a suculência decompondo a gordura e refletem a caramelização na carne vermelha. Estas cervejas com um sabor mais adocicado também residem mais tempo no paladar para dar mais vida aos sucos com cada dentada e rematam as notas de frutos secos da carne de vaca, especialmente em cortes com marmorizado e com uma maturação a seco.

Pratos de frango

A cerveja é uma excelente escolha para frango assado e para pratos mais decadentes como, por exemplo, Coq au Vin ou Frango com molho Tikka Masala, para proporcionar notas nítidas à combinação. Cervejas artesanais como uma Saison muito gasosas são boas para limitar a riqueza do sabor e o sabor mais frutado equilibra a manteiga sem adotar um sabor demasiado açucarado. É suficientemente gasosa para combater a gordura e o óleo, e suficientemente fresca para limpar o paladar dos molhos adocicados. As Saisons também têm um toque picante que confere notas terrosas ao frango para manter a combinação bem equilibrada.

Chili e estufado

Pratos encorpados como, por exemplo, chili e estufados cozinhados lentamente, necessitam de uma cerveja igualmente robusta para fazer face aos sabores e para adicionar outra camada de ousadia sob a forma de uma bebida. A Stouts e Doppelbocks apresentam grandes sabores, são tostadas e têm corpo suficiente para se aguentarem com molhos espessos e pedaços de carne bem temperada. Muitas vezes referidas como “pão líquido”, quando combinadas com a comida, estas variedades de cerveja muitas vezes imitam a sensação de molhar o pão num molho saboroso com um travo adocicado para criar uma garfada perfeita que ao mesmo tempo sacia a fome e a sede. Traços de rum e passas, e até mesmo de trufas com chocolate, elevarão as carnes refogadas ao nível seguinte ao mesmo tempo que aumentam o fator aromático para envolver todos os sentidos.

Marisco

Rematar crustáceos com um sabor a cevada é ainda melhor do que qualquer acompanhamento, com o benefício adicional de matar a sede numa tarde ensolarada a desfrutar de vieiras ou camarões. A Witbiers, com o seu sabor a mel, ligeiramente adocicado, combina habilmente com o adocicado do marisco e envolve o mesmo num abraço aveludado graças à adição da aveia. O acabamento frutado, contudo ainda assim de malte, deste estilo de cerveja, remata a suavidade da carne de lagosta para criar camadas complexas de sabor que não se encontram apenas com marisco.

Cozinhar com cerveja

Adicionar cerveja às suas receitas é uma forma simples de realçar grandes sabores. Utilize cerveja para regar alimentos no forno, a cozer, ou a estufar, para proporcionar uma maior caramelização e dar vida ao molho. Quando usada em vez de água como líquido para refogar os legumes, a cerveja irá infundir estes com um sabor mais auspicioso e ousado. A cerveja ainda acrescenta um sabor rico e terroso a estufados, como se tivessem sido confecionados durante horas. Pode adicionar às suas iguarias doces cervejas com sabor a frutos secos, para obter uma sobremesa por camadas mais complexa. E não se preocupe com o teor alcoólico, este evapora-se praticamente todo durante o processo de confeção.

Descubra formas únicas e saborosas de incorporar a cerveja na sua culinária!

Comece a cozinhar com cerveja