Dicas detox para o inverno

Os execessos da época festiva podem fazer com que fique com um sentimento de cansaço, inchaço e melancolia. Iniciar uma resolução de Ano Novo como uma dieta detox pode ajudar a recuperar, proporcionando-lhe um sentimento positivo e de mais energia.

Detox

O detox não é uma solução rápida como um jejum de sete dias. Realizar um detox não quer dizer que terá de eliminar toda a comida da sua dieta. Na realidade, deverá ser exatamente o oposto. A chave do detox é comer de forma cuidada para que tenha menos probabilidade de ter desejos de comer alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar. A sua cozinha é o melhor sítio para começar. Aqui temos quatro das nossas melhores dicas:

● Evitar alimentos processados e refinados
● Dizer “não” à comida rápida
● Reduzir a quantidade de sal e açúcar que consome
● Adicionar mais fruta e vegetais à sua dieta

Receitas detox nutritivas e deliciosas

As sopas, os batidos e os sumos são as principais escolhas. São fáceis de preparar e estão repletos de vitaminas.

Dica principal: prepare-se para a semana com antecedência, tenha receitas pré-preparadas no frigorífico.

Com a Bimby®, triturar ingredientes é fácil. Basta colocar furtas ou vegetais no copo e selecionar o modo Triturar. A trituração irá iniciar-se lentamente na velocidade 5 e irá aumentar automaticamente até às velocidades 6-8 até obter uma consistência suave e sedosa.

Preparar saladas é outra forma infalível de obter todos os benefícios da fruta e dos vegetais essenciais numa refeição.

Ingredientes ricos em vitaminas

Independentemente do que for cozinhar, assegure-se de que escolhe cuidadosamente os seus ingredientes . Alguns alimentos são melhores para desintoxicar do que outros. Veja abaixo as nossas sugestões:

Limões

Repletos de vitamina C, os limões são antioxidantes. Ajudam a restaurar o equilíbrio do pH do corpo ao mesmo tempo que estimulam o sistema imunitário. Com um sabor distinto e acentuado, os limões podem dar vida a um prato adicionando-lhe um sabor estimulante e diferente.

Curcuma

Combinada com pimenta preta, irá estimular o sistema imunitário e aliviar inflamações.

Repolho

Assim como acontece com os brócolos, a couve-flor e a couve galega, o repolho contém sulforano, o qual ajuda a combater toxinas. Não é do agrado de todos, pelo que se não é fã, mas ainda assim quer desfrutar dos benefícios deste alimento, experimente triturá-lo em sopas ou sumos.

Gengibre

Para além de acalmar o estômago, o gengibre ajuda na digestão e a reduzir o inchaço. Experimente ralar um pouco num sumo ou preparar um bule de chá de gengibre para uma alternativa refrescante.

Beterraba

A beterraba é a escolha por excelência se estiver a realizar uma dieta desintoxicante. Há um motivo pelo qual é considerada um superalimento. Como está repleta de magnésio, ferro e vitamina C, a beterraba é excelente para a pele, cabelo, níveis de colesterol e ainda ajuda no desempenho atlético.

O detox através da realização de escolhas mais saudáveis e mais nutritivas irá ajudar o seu corpo a reparar e regenerar, deixando um sentimento de revigoração e recarga.