Tartes de maçã pelo mundo

Não existe melhor estação do ano para tartes do que o outono. Melhor ainda com produtos sazonais como, por exemplo, maçãs. E quem não gosta de uma tarte de maçã caseira? Continue a ler para encontrar dicas e truques para fazer a tarte de maçã dos seus sonhos, com uma pequena ajuda da sua Bimby®.

Com algo diferente

A tarte de maçã é conhecida a nível mundial. Apesar de cada região ter a sua própria versão, os ingredientes chave são idênticos. É principalmente a escolha da massa e o uso de especiarias que dão a cada tipo de tarte o seu sabor específico.

Porque não experimentar diferentes tipos de tarte de maçã em casa? Com a ajuda da Bimby® pode criar qualquer tarte de maçã que quiser. Aromatize as maçãs com cinco especiarias chinesas, canela, noz-moscada ou limão e envolva-as numa massa folhada elegante ou numa massa quebrada simples: as possibilidades são infinitas.

O percurso da tarte de maçã

Podemos encontrar diferentes tipos de tarte de maçã por todo o mundo. França, por exemplo, é famosa não só pela sua clássica “tarte aux pommes”, uma massa quebrada simples com rodelas finas de maçã, por vezes sobre um leito de compota de maçã, mas também pela sua “tarte Tatin”, que é uma tarte invertida rica com maçãs caramelizadas em manteiga.

A versão americana, com a sua camada alta de maçãs com sabor a canela ensanduichadas entre duas crostas estaladiças, é muito idêntica à tarte de maçã holandesa. As receitas da tarte de maçã holandesa remontam à Idade Média e eram cozinhadas numa panela de ferro típica. Já na altura, o recheio tinha várias especiarias como, por exemplo, canela, cardamomo, gengibre, cravinho e noz moscada. Os holandeses também gostavam de adicionar sumo de limão e de usar manteiga integral na crosta.

Em Inglaterra é normal usar banha em pastelaria. A tarte de maçã inglesa é tradicionalmente servida com natas ou creme. Em algumas zonas da Grã-Bretanha é comum incorporar também queijo na tarte.

Não deixe a Áustria sem uma fatia de Apfelstrudel. O Apfelstrudel é feito com maçã e passas enroladas em muitas camadas finas de massa que é idêntica à massa filo, muitas vezes usada na Turquia e na Grécia.

Fazer tartes em casa - dicas

As melhores maçãs para fazer tartes conservam a sua forma quando sujeitas ao calor e equilibram aquele sabor doce a tarte que procura numa tarte de maçã. Os melhores tipos de maçã a usar são Jonagold, Honeycrisp, Braeburn e Pink Lady.

Mantenha os ingredientes para pastelaria frescos até estar preparado para os usar. Para obter uma crosta mais estaladiça, use manteiga fria. A manteiga congela muito bem. Tenha-a preparada no seu congelador já pré-cortada em pequenos cubos e pode fazer massa folhada de um momento para o outro.

Não costuma fazer tartes? Não há problema, com a Bimby® ao seu lado pode percorrer com confiança territórios culinários nunca antes descobertos. A balança incorporada e as Receitas Guiadas permitem uma precisão sem esforço, de modo a que a mistura da massa não tenha qualquer dificuldade. Em breve poderá divertir-se a fazer tartes de maçã com receitas nacionais e de outros países, para deleite e admiração dos seus convidados!

Quer tenha o hábito de fazer tartes ou quer nunca tenha feito uma tarte na vida, pode obter toda a inspiração que precisa para uma tarte de maçã no Cookidoo®. Comece a procurar agora!

Comece a fazer tartes