Preparação de refeições e batch cooking

Eficiência na cozinha

Poupar tempo, gerir o orçamento familiar das compras para a casa, idas menos frequentes ao supermercado, evitar desperdício de alimentos, e cozinhar de forma eficiente para os dias da semana pode ser um desafio mas o Cookidoo® vai ser o seu braço direito.

A preparação de refeições e o cozinhar em lotes são excelentes formas de ajudar a organizar-se e a preparar as suas refeições com antecedência. Quer se trate de preparar uma dose de sopa para a semana, de passar parte do seu fim de semana a preparar lancheiras para os miúdos, ou de fazer uma dose dupla de lasanha para poder guardar no congelador…o Cookidoo® está pronto para ajudar. A preparação de refeições e o cozinhar em lotes não têm de ser considerados como métodos opostos de preparação de comida – todos nós temos o nosso próprio estilo de vida e estes dois conceitos seguem percursos idênticos e nem sempre têm limites bem definidos!

Analisemos melhor cada técnica. As definições são apenas diretrizes, e as vantagens de cada método são diferentes para cada pessoa de acordo com as suas respetivas rotinas, necessidades e objetivos!

Batch cooking

Batch cooking diz respeito a cozinhar por lotes, ou mais especificamente, preparar vários ingredientes ou receitas diferentes que podem ser usados em várias refeições. O objetivo é cozinhar maiores quantidades de modo a que não tenha de passar muito tempo na cozinha durante os dias seguintes. Geralmente, é escolhido um dia de preparação (habitualmente durante o fim de semana), e são preparadas uma ou várias receitas de base (geralmente em maiores quantidades). Isto irá permite-lhe usar os ingredientes preparados em várias receitas em diferentes refeições ao longo da semana seguinte. Cada ingrediente preparado é geralmente colocado em recipientes individuais no frigorífico ou congelador. Quando estiver tudo pronto para as desfrutar, as várias preparações são combinadas ou adicionadas a outros elementos cozinhados na altura e, se necessário, a receita é então finalizada. Veja o vídeo para obter mais inspiração.
Veja a coleção batch cooking

Preparação de refeições

Preparação de refeições é um termo amplo que pode abranger uma variedade de métodos de preparação de refeições com antecedência. Estes métodos incluem: preparação de refeições inteiras, preparação de parte de uma receita e preparação de receitas para congelar e cozinhar em lotes. A preparação de refeições refere-se frequentemente a um método de preparação em que os vários componentes de uma refeição são preparados e combinados com antecedência e distribuídos em porções individuais ou “conjuntos de refeições”. Estas porções são assim preparadas para serem consumidas nos dias seguintes! Veja o vídeo para mais inspiração sobre preparação de refeições.
Veja a nossa coleção meal prep

Quer opte por cozinhar em lotes, pela preparação de receitas, ou por uma combinação de ambos, o mais importante é que escolha a opção que melhor se adeque ao seu estilo de vida!

Um trio de sucesso

Preparação de refeições, batch cooking e Cookidoo®. Escolha as suas receitas, crie um menu, faça uma lista de compras e comece a cozinhar.

Vamos começar!