Molhos para massa, rápidos e saborosos

Um prato de massa é sempre uma boa ideia. É uma refeição acolhedora, saciante e versátil - tanto como prato principal, como numa entrada ou acompanhamento. Preparámos um guia para combinar diferentes tipos de molhos com a massa certa.

Três receitas clássicas de molho para massa

Os molhos para massa geralmente enquadram-se em três tipos principais: molhos à base de tomate, molhos cremosos e ricos e pestos de azeite e ervas aromáticas. Qualquer um dos três é muito fácil de fazer na Bimby®.

1. Molhos à base de tomate: Misture tomates frescos ou enlatados, alho, cebola e azeite para criar um molho de tomate para massa clássico, servido tradicionalmente com esparguete.

2. Molhos cremosos e ricos: O molho clássico deste tipo é o molho Carbonara, com bacon, ovos e queijo parmesão – fica ótimo com esparguete. É um dos pratos favoritos de toda a família e muito prático para dias de semana. Sirva com uma salada para obter uma refeição equilibrada.

3. Molho pesto: A nossa receita de pesto pode ser congelada ou guardada até 10 dias no frigorífico. Existem no Cookidoo® alternativas mais económicas ao pesto tradicional com pinhão, como por exemplo o pesto de espinafres e amêndoa. Pode adicionar pestos a qualquer tipo de massa e obter, num instante, uma refeição cheia de sabor.

Dica profissional:

Cozinhe esparguete de forma rápida e fácil na Bimby®, escorra-o na Varoma, misture-o com um simples molho de tomate e sirva.

Massa & molho – boas combinações

Aliar massa e molho para obter uma combinação perfeita é uma ciência da cozinha. Existem centenas de formatos de massa diferentes mas apenas alguns estão disponíveis na maior parte dos supermercados. Inspire-se nos clássicos, mas lembre-se que não existem regras rigorosas em relação à combinação de uma massa com um molho específico.

  • O esparguete é a forma de massa mais versátil e é saboroso com molhos à base de tomate, e molhos cremosos, com natas ou outros ingredientes alternativos.
  • A tagliatelle combina bem com molhos de sabor mais forte como, por exemplo, molho de pimento assado com acelgas.
  • As espirais de massa fusilli são ideais para molhos pesto e outros molhos mais espessos.
  • As pequenas saliências na massa penne ligam bem com os molhos mais soltos como um molho Puttanesca.

Agora que já conhece os elementos básicos, divirta-se a fazer experiências com as suas próprias combinações até encontrar as favoritas da sua família.

Molho & massa = prato príncipal completo

Alguns pratos de massa são uma refeição completa numa só receita. Molho de presunto e alho-francês é um molho fácil e rápido de preparar. O molho Puttanesca é tão simples e saboroso que irá querer fazê-lo frequentemente. Acompanhe com salada e o jantar está pronto a servir.
Para quanto se tem muito apetite, experimente almôndegas de frango com esparguete. Atum e massa são também uma combinação de sucesso.

Massa fresca ou seca?

Comprar massa fresca pode muitas vezes ser dececionante e massa seca de boa qualidade é muitas vezes melhor do que a massa fresca comprada na loja. Mas para um melhor sabor e satisfação, nada melhor do que massa fresca feita em casa, e na Bimby® é muito fácil. Inspire-se com a nossa receita para massa fresca e faça a sua própria, por exemplo, acrescentando-lhe sabor com tomate ou manjericão. Estenda a massa e dê-lhe a forma que desejar. Corte-a sob a forma de tagliatelle, ou de folhas de lasanha, ravioli ou cappeletti (raviolis em forma de chapéu) para rechear com fiambre e queijo. A massa fresca é muito boa, faz uma refeição e não é necessário muito mais para impressionar num almoço de fim de semana.