Bimby® it Yourself – Compotas

Fazer compota caseira com a sua Bimby® é fácil. Um frasco da sua compota de fruta caseira será sempre melhor que a comprada na loja - sem conservantes, autêntica e muito saborosa.

Para fazer a sua própria compota, só precisa de fruta, sumo de limão e açúcar. Quanto ao sabor da compota que vai fazer, a decisão é sua. Aproveite a época dos morangos e prepare um frasco do nosso clássico doce de morango, delicioso para barrar em scones acabados de sair do forno. Ou, se quiser um pouco mais de aventura, experimente misturar as suas frutas, como nós fizemos na nossa Compota de Maçã e Kiwi, o acompanhamento perfeito para uma torrada com manteiga.

As nossas dicas para fazer compotas:

Frescura é o melhor

Fruta fresca ligeiramente verde é sempre a melhor para fazer compota. A fruta mole e excessivamente madura perde muita da sua acidez, a qual é essencial para assegurar que a sua compota solidifica bem.

Cuidado com a pectina!

A pectina é algo que ocorre naturalmente em determinadas frutas, tais como groselhas-negras, maçãs, cerejas e arandos. Adicionar açúcar quando se está a aquecer a fruta irá ajudar a tornar a compota mais espessa. Se usar frutas com baixos níveis de pectina, tais como peras, pode ter de adicionar mais pectina à sua mistura.

Que tipo de açúcar devo usar?

Existem diferentes opiniões em relação a qual o melhor açúcar a usar para fazer compota caseira. Depende muito da fruta que decidiu utilizar. Alguns açúcares contêm pectina, outros não. Experimente alcançar um equilíbrio de pectina entre a fruta e o açúcar para se certificar de que a sua compota obtém a textura ideal para barrar.

Açúcar de compota (inclui pectina): tem cristais maiores, o que proporciona uma consistência mais nítida à compota. Uma das desvantagens é que pode ser mais dispendioso em comparação com o açúcar granulado padrão.

Açúcar refinado: é o que recomendamos se estiver a usar fruta com níveis mais elevados de pectina. Este açúcar dissolve-se lentamente ao cozinhar e irá ajudar a sua compota a solidificar.

Açúcar granulado: funciona melhor com frutas com elevado teor de pectina, tais como cerejas, morangos e uvas. É mais barato do que as outras opções, mas a sua compota pode ficar mais líquida do que se usar açúcar de compota ou refinado.

Açúcar em pó: os grânulos do açúcar em pó são mais pequenos, o que significa que se dissolvem mais depressa podendo queimar a compota. Apesar de ser aceitável para compotas e conservas caseiras, o produto final pode ficar turvo!

Sem açúcar (e sem sentimento de culpa): o que a comida caseira tem de melhor é que somos nós quem tem a palavra final em relação ao que usamos na mesma. Se preferir uma compota sem açúcar, opte por usar sumo de fruta ou adoçantes.

Utilize sempre frascos esterilizados

Adicione um pouco de brilho às suas iguarias deliciosas conservando-as em recipientes perfeitamente limpos de modo a que as suas compotas e conservas se mantenham frescas durante mais tempo. Uma vez esterilizados, pode decorar os seus frascos de compota com fitas, com uma tampa de tecido bonita ou com etiquetas personalizadas.

Surpreenda aqueles de quem gosta

Ofereça compotas e doces caseiros.

Receitas