O desperdício de alimentos está a transformar-se numa séria preocupação na nossa sociedade. Mas não tem de o ser! Ao implementarmos pequenas mudanças nos hábitos quotidianos podemos minimizar o desperdício que produzimos e o nosso impacto no ambiente.
Crie o hábito de verificar cuidadosamente a sua despensa e o seu frigorífico antes de ir ao supermercado. Tire partido das sobras que tem no frigorífico, das embalagens abertas de ingredientes que tem para usar, assim como dos alimentos cuja data de validade se aproxima . Pesquise receitas no Cookidoo® por ingrediente, para ter ideias de receitas. Em seguida, planeie os seus pratos e faça a sua lista de comprascom as quantidades de ingredientes de que necessita, para evitar o desperdício.
Se pretende evitar ingredientes desnecessários e compras impulsivas, siga a sua lista à risca. Os artigos de compra impulsiva são geralmente aqueles que são alvo de desperdício. Enquanto caminha pelos corredores do supermercado, escolha ingredientes com menos material de embalagem. Considere comprar produtos básicos a granel, pois tal terá um grande impacto na redução do desperdício. Se disponíveis, compre produtos agrícolas imperfeitos como, por exemplo, cenouras ou pimentos disformes. Isto não só diminui o volume de produtos agrícolas que vão para o aterro, como pode também ser mais económico!
Comprar artigos locais como, por exemplo, legumes sazonais, aves ou pães de mercados locais irá também reduzir a sua pegada de carbono.
Agora que está de novo na sua cozinha, falemos sobre como pode reduzir o desperdício de alimentos em casa. Os talos, cascas e folhas dos legumes estão cheios de vitaminas. Nem todos os legumes têm de ser descascados, alguns apenas têm de ser bem limpos antes de serem cozinhados. Se os descascar, use os restos para caldos ou, no caso da cenoura,para fazer um pesto de folhas de cenoura. Os ossos e as sobras de carne também são perfeitos para fazer caldos, e o pão do dia anterior é excelente para fazer croutons, pão raladoou pudim de pão! Cozinhar grandes quantidades é uma excelente forma de evitar sobras, por exemplo, cozinhe uma couve grande ou uma embalagem inteira de legumes. Prepare doses extra para os seus almoços semanais ou congele-as. Ao cozinhar antecipadamente doses maiores poupa tempo, e requer menos energia do que confecionar refeições de raiz todos os dias!
Se tiver excesso de fruta ou legumes, faça sumo ou experimente fazer conservas. As compotas, pickles ou chutneys são excelentes formas de prolongar a vida dos produtos agrícolas e facilmente encher a sua despensa com conservas suficientes para o inverno.
Pesquise receitas no Cookidoo® para obter mais inspiração sobre como usar sobras e minimizar o desperdício na sua cozinha.