5 ingredientes chave para uma dieta saudável

5 ingredientes-chave para uma dieta saudável Fique em forma e cuide da sua saúde com cinco alimentos essenciais!

1. Limões

Os limões devem as suas propriedades fantásticas principalmente ao elevado nível de vitamina C, um forte antioxidante, que apoia a imunidade. Os limões também têm um baixo teor de açúcar e um baixo índice glicémico, o que faz com que sejam utilizados em muitas dietas diferentes. Os limões, devido ao seu sabor refrescante, são perfeitos para bebidas e molhos.

Dica da nutricionista: para preservar os nutrientes dos limões, estes não devem ser expostos a temperaturas elevadas. As temperaturas elevadas podem diminuir os seus nutrientes principais, especialmente a vitamina C.

2. Bananas

As bananas são ricas em hidratos de carbono (23 g/100 g) e são um snack rápido e energético. Uma vez que são uma boa fonte de potássio, podem ajudar a regular a pressão arterial e o equilíbrio mineral do corpo. As bananas também são ricas em triptofano, um aminoácido usado para produzir serotonina, mais frequentemente conhecida como a hormona da felicidade. Pode ter um efeito relaxante, antidepressivo e de melhoria da disposição. As bananas têm um elevado teor de vitamina B6, o que as torna extremamente benéficas para o sistema imunitário.

Dica de nutricionista: as bananas podem ser um bom snack antes ou depois de um exercício físico longo e intenso. Devido aos elevados níveis de hidratos de carbono de fácil digestão, podem aumentar de forma positiva a eficiência e o retardamento da fadiga durante uma atividade prolongada.

3. Espinafres

Os espinafres são uma verdadeira bomba nutricional! Têm um baixo valor calórico (23 kcal/100 g) e um baixo teor de hidratos de carbono, o que os torna perfeitos para qualquer tipo de dieta baixa em calorias. Este legume verde é rico em vitamina A, E, K, C, B2 e em ácido fólico, bem como em potássio, ferro, cobre, magnésio, zinco e cálcio. Os espinafres são benéficos para a vista, o sistema cardiovascular, a redução da pressão arterial, o sistema nervoso e a redução da coagulação do sangue. Devido ao seu sabor neutro, os espinafres são perfeitos para adicionar a pratos de conforto, smoothies e bolos!

Dica de nutricionista: tenha em atenção que os espinafres têm muito ácido oxálico, que prende o cálcio, reduzindo a sua capacidade de digestão.

4. Salmão

O salmão é extremamente benéfico para a saúde, principalmente devido ao elevado conteúdo de ácidos ómega-3 com um forte efeito anti-inflamatório. Também é muito bom para o sistema cardiovascular. Estes ácidos gordos ajudam a baixar o colesterol e apoiam o estado do sistema nervoso melhorando as funções cognitivas.

Dica de nutricionista: para evitar químicos que reduzem os benefícios nutricionais gerais do salmão, opte por salmão orgânico sempre que possível.

5. Tofu

O tofu é uma excelente alternativa a produtos animais devido ao seu elevado teor de proteínas. O tofu também é conhecido pelo seu baixo teor de gordura e pelo seu elevado teor de cálcio, ferro, cobre, zinco, selénio, e vitamina B. É um excelente ingrediente para uma grande variedade de pratos principais e sobremesas.

Dica de nutricionista: o tofu, devido ao seu elevado teor de fitoestrogéneo, pode ser um ingrediente benéfico para mulheres com determinados sintomas associados à menopausa.

  • Consulte sempre o seu médico, clínico ou outro profissional de cuidados de saúde antes de adotar um novo plano nutricional, um novo plano de bem-estar ou se estiver a regressar de um longo período de inatividade.*

Comece um estilo de vida mais saudável!

Começar a cozinhar