Sobremesas que deixam todos de “boca aberta”

O momento da sobremesa é o mais esperado – é o último sabor a ficar gravado nas papilas gustativas. Se quer impressionar os seus convidados o momento é este! Por mais “inacessível” que lhe pareça uma sobremesa, saiba que a ajuda da Bimby® vai tornar tudo mais fácil. Amassar massa, bater merengues, preparar um delicado crème anglaise e produzir caramelo num abrir e fechar de olhos, não tem nada que enganar. O sucesso está garantido.

Molho de caramelo adiciona sabor

O molho de caramelo dá um sabor extra às suas sobremesas; experimente misturar em cheesecakes, colocar por cima de um gelado, ou rechear um bolo de chocolate. Se adicionar uma pitada de sal obtém um caramelo salgado de comer e chorar por mais.

Dominar as massas

A massa quebrada é a massa usada na maioria das receitas de tarte. É estaladiça e fácil de fazer, com uma textura que pode ser facilmente moldada.Por último, não há nada melhor que a nossa massa folhada para crostas folhadas e deliciosas. Todas estas massas são rápidas de fazer e fáceis de congelar. Descongele durante a noite no frigorífico e use segundo as indicações da receita.

Bavaroise

Esta sobremesa de nome sofisticado é surpreendentemente fácil de fazer. No fundo é uma mousse esponjosa e leve, solidificada com gelatina ou ágar-ágar, que pode ser desenformada ou servida em tigelas individuais – é a sobremesa perfeita para um jantar de amigos. Comece por experimentar esta deliciosa bavaroise de framboesa.

Para um merengue perfeito

• Certifique-se de que o copo está completamente limpo antes de adicionar as claras. Limpe com vinagre para remover todos os vestígios de gordura. Certifique-se de que não existem vestígios de gemas nas claras.
• Desenhe o formato que pretende dar ao seu merengue em papel vegetal, vire-o ao contrário e depois aplique o merengue com uma colher ou saco de pasteleiro seguindo a forma desenhada.
• O merengue crocante tem de secar durante várias horas a baixa temperatura (100 – 120 °C). O merengue com um centro macio (por ex. Pavlova) pode ser cozinhado em menos tempo a uma temperatura ligeiramente superior.
• Sirva o merengue com chantilly ou gelado, fruta ou molho de chocolate.

Dicas profissionais:

• Para encher o saco de pasteleiro, coloque-o num frasco largo com as extremidades dobradas em torno do bocal do frasco para o manter aberto. Assim, fica com as mãos livres para encher o saco sem esforço.
• Coloque o creme ou cobertura no saco com uma colher. Não encha demasiado o saco para o manter manuseável. Rode as extremidades para fechar o saco.
• Para aplicar o conteúdo, a sua mão dominante aperta o saco a partir do topo, ao mesmo tempo que mantém o topo do saco bem fechado. A outra mão guia o bico. Importante: a mão próxima do bico não exerce qualquer pressão. Experimente primeiro num prato e, em seguida, volte a colocar o conteúdo no saco de pasteleiro com uma colher.

Acabamentos para sobremesas extraordinárias

• Decore o prato com molho de caramelo e depois coloque a sobremesa.
• Para ocasiões especiais, cubra um bolo de chocolate com pedaços de crocante de amendoim.
• Faça açúcar em pó colorido: triture açúcar em conjunto com pistácios (acabamento verde) ou com framboesas (acabamento vermelho). Coloque tiras de papel vegetal ao longo do bolo para criar linhas uniformes e, em seguida, peneire a mistura de açúcar por cima do bolo.

Quando partilhar as suas sobremesas nas redes sociais, não se esqueça de nos identificar com @bimbyportugal.