Molhos emulsionados

Um bom molho pode transformar um prato, elevando-o com sabores ricos e contrastantes ou adicionando cor e textura à receita. Os molhos emulsionados podem ser frios, quentes, salgados, doces, mais macios ou com textura. A Bimby® facilita a preparação destes molhos.

O que é um molho emulsionado?

Os molhos emulsionados são criados através da mistura de dois ingredientes que habitualmente não se combinam (motivo pelo qual muitas vezes se separam). Para combinar a mistura, utiliza-se um agente emulsionante, normalmente ovos.

Molhos emulsionados frios

Vinagrete: é o molho perfeito para saladas de vegetais. Crie o seu próprio tempero utilizando a receita de Molho vinagreta como guia de base. Experimente diferentes tipos de azeite ou óleo e vinagre e adicione condimentos e sabores à sua escolha. Pode usar vinagretes como marinada para carne ou peixe.

Maionese: é um molho frio, tradicionalmente emulsionado com gemas. Como alternativa, experimente a Maionese que não é maionese feita com abacate. Para uma interpretação diferente, adicione ervas aromáticas ou alho picado.

É possível conseguir um vinagrete emulsionando todos os ingredientes ao mesmo tempo. Para uma maionese, o óleo é vertido muito lentamente através da tampa do copo, deixando-o escorrer num fio fino sobre as lâminas para criar uma emulsão.

Molhos emulsionados quentes

Zabaione: é a mais famosa espuma de gemas, habitualmente doce, feita com açúcar, vinho (frequentemente Marsala) e gemas. Pode ser servida individualmente com biscotti ou por cima de fruta fresca ou de uma fatia de bolo. Experimente Zabaione de licor de laranja. Molho holandês: feito com sumo de limão, gemas e manteiga, este molho clássico é frequentemente servido com peixe, ovos escalfados ou espargos cozidos a vapor. Experimente adicionar uma pitada de pimenta de caiena ou de ervas aromáticas frescas a este molho clássico para enriquecer os seus pratos. Se quiser fazer um molho maltês, substitua apenas o sumo de limão pelo sumo de uma toranja. Experimente o Molho holandês de pimento vermelho e paprika sobre peixe cozido a vapor ou peito de frango grelhado.
Molho béarnaise: feito com chalotas, estragão, sumo de limão, gemas e manteiga, é o molho perfeito para realçar um bife de vaca mal passado cozinhado no modo sous-vide.

Quando preparar os molhos com antecedência, guarde-os com película aderente diretamente em contacto com a superfície do molho para impedir a formação de uma capa protetora.

Escolha o seu molho favorito para realçar os seus pratos com um toque extra especial!

Molhos