Conheça melhor o tofu

As proteínas são uma parte essencial de uma dieta saudável. São compostas por aminoácidos que são essenciais para ajudar o corpo a reparar células danificadas e a criar novas. Se é vegetariano(a), pode ser um desafio obter a quantidade diária recomendada de proteínas, especialmente se não souber quais os tipos de alimentos que são ricos em proteínas.

O tofu é uma boa fonte de proteínas, fornecendo 8 g de proteínas por cada 100 g de tofu, e é muito benéfico para a saúde. Por exemplo, pensa-se que ajuda a baixar os níveis do colesterol mau. O tofu também é uma fonte vegetal rica em ferro, cálcio, minerais (manganês, selénio e fósforo), magnésio, cobre, zinco e vitamina B1. Ufa!

De uma forma muito semelhante ao tradicional queijo lácteo, o tofu é produzido através da coalhada de leite de soja fresco. O líquido (soro) é retirado e a coalhada é prensada num bloco sólido, o qual é em seguida arrefecido.

Cozinhar com tofu

Como ingrediente básico em muitas cozinhas internacionais, como a japonesa, a coreana e a chinesa, o tofu é extremamente versátil e, com a Bimby®, pode ser facilmente cozinhado de várias formas interessantes para mudar a sua textura de suave e macia a crocante e estaladiça.

Devido ao seu sabor neutro e à sua consistência, o tofu fica bem com quase todos os tipos de sabores e alimentos. Experimente Tofu de coentrada, Cuscuz de couve-flor com tofu, Almôndegas de tofu com arroz integral & quindim vegan.

O tofu extra firme é melhor para assar, grelhar e adicionar a arroz, massa e fritos. O tofu macio e sedoso é adequado para molhos, sobremesas, batidos e molhos para salada. Sinta-se à vontade para experimentar.

Para manter o tofu fresco durante uma semana, a água deve ser trocada regularmente. Se conservado na embalagem de origem, o tofu pode ser congelado até cinco meses.

Nunca foi tão fácil fazer uma alimentação vegetariana.

Se está a eliminar algum tipo de alimento, como carne, pode pensar que as suas opções de proteínas são limitadas, mas existem muitas opções para incluir os nutrientes com saborosas receitas vegetarianas.

Receitas vegetarianas