Decorar ovos de Páscoa

5 passos para decorar e tingir ovos

Aprenda a tingir ovos na sua Bimby® TM6 utilizando o modo ovos e obtenha dicas excelentes para transformar os seus ovos em obras de arte!

1. Escolha os ovos certos

Use ovos brancos para obter os melhores resultados. Também pode tingir ovos castanhos, mas conte obter tonalidades diferentes relativamente aos ovos brancos. Para obter uma maior variedade de cores, tinja ovos castanhos e brancos!

2. Prepare as cascas dos ovos

Para garantir que as cascas dos ovos absorvem a cor, peça às crianças para colocarem os ovos num recipiente com vinagre (1 colher de sopa de vinagre para 1 litro de água) durante alguns minutos antes de os tingir. Também pode esfregar as cascas com um pano embebido em vinagre para tornar as cascas ásperas e garantir a adesão da cor.

Como tingir ovos

3. Acrescente um toque especial

Antes de tingir os ovos, experimente alguns destes truques para obter um efeito especial adicional:

Linhas e Riscas - envolva os ovos crus com elásticos, lã ou fios de diferentes tamanhos. Nos pontos em que o elástico toque na casca, o ovo não conseguirá absorver a cor e permanecerá branco/castanho.

Folhas e Flores - reúna pequenas folhas, ervas ou flores e coloque-as diretamente na casca do ovo cru. Envolva o ovo cuidadosamente numa meia de nylon e amarre-a bem apertada. As partes da casca que estiverem cobertas por folhas não irão absorver a cor.

Símbolos e Letras - pinte os seus ovos com sumo de limão. Mergulhe um cotonete em sumo de limão acabado de espremer e pinte cuidadosamente pequenos símbolos ou letras na casca. Quando tingir os ovos, as partes que tiverem sumo de limão não ficarão coloridas.

4. Tinja os ovos

Decida de que cor pretende tingir os ovos. Depois, use o modo ovos da Bimby® TM6 para cozinhar e tingir os ovos!

Para encarnado, experimente: Ovos tingidos de encarnado
Para azul-claro, experimente: Ovos tingidos de azul claro
Para amarelo, experimente: Ovos tingidos de amarelo
Para laranja, experimente: Ovos tingidos de laranja
Para verde, experimente: Ovos tingidos de verde

• Siga as receitas acima para tingir os ovos de diferentes cores. Para cada cor, ponha a água, os ovos e o ingrediente de coloração diretamente no copo e use o modo ovos para cozer os ovos (alguns ingredientes de tingimento têm de ser previamente cortados, como a couve-roxa).

• Se a cor não parecer suficientemente intensa, pode voltar a colocar os ovos no líquido arrefecido durante alguns minutos, horas ou até mesmo de um dia para o outro.

• Se tiver colocado elásticos ou flores e meias de nylon nos ovos para o processo de tingimento, aguarde que os ovos arrefeçam totalmente antes de os remover!

5. O toque final!

Depois de os ovos tingidos terem arrefecido totalmente, vá buscar alguns materiais artísticos para que as crianças possam acrescentar alguns toques pessoais e criativos.

Se quiser que os seus ovos tenham um brilho agradável, esfregue-os com um pano suave e óleo vegetal.

Use canetas de feltro adequadas para usar com alimentos para desenhar nos ovos. Experimente desenhar caras de coelhinhos ou pintainhos nos ovos tingidos e depois use papel colorido para recortar e colar orelhas de coelhinho ou bicos de pintainho!

Brunch de Páscoa

Deseja complementar o seu brunch de Páscoa com ovos cozidos na perfeição? Quer pretenda ovos moles, médios ou duros, cozinhe-os na perfeição com o modo ovos da TM6.

Ovos cozidos na perfeição