Formas incríveis de usar o modo de fermentação da TM6 

Do queijo ao iogurte, a levedar massas, saiba mais sobre o modo de fermentação da TM6.

Queijo-creme caseiro

O leite deve ser aquecido a uma temperatura exata, de forma a coalhar. Com o modo de fermentação da TM6 , tem um ambiente de humidade controlada, com temperaturas entre os 37ºC e os 70ºC, que se mantêm estáveis e constantes durante períodos de até 12 horas.

Uma máquina de iogurtes perfeita

Coloque a mistura de iogurte diretamente no copo ou em frascos de iogurte individuais na Varoma, e a Bimby® realiza a tarefa de fermentação durante 8 a 12 horas.

Dicas para todos os tipos de iogurte:

Iogurte líquido: prepare o iogurte no copo e, no final da fermentação, misture por mais 10 seg/velocidade 4. Coloque em frascos e guarde no frigorífico até consumir.
Usar leite não pasteurizado: aqueça durante 15 min/90°C/velocidade 2, deixe arrefecer à temperatura ambiente antes de iniciar a receita.

Extra espesso: o processo de aquecimento e arrefecimento descrito para o leite não pasteurizado também pode ser usado para o leite pasteurizado, criando uma consistência mais espessa. Também pode adicionar leite em pó para ficar mais espesso.
Iogurte cremoso: substitua 100-200 g de leite por natas.
Iogurte de soja: uma excelente alternativa ao iogurte lácteo. Experimente em casa e veja o quanto pode poupar!

É bom saber

• Ao fermentar na Varoma, para proteger contra a oxidação durante longos processos de fermentação, adicione o sumo de meio limão ou uma colher de chá de vitamina C (ácido ascórbico) à água no copo.

Pão fresco

Para resultados perfeitos e consistentes em massas fermentadas por leveduras, mantenha a massa:

• Afastada de correntes de ar
• A uma temperatura ambiente entre os 24ºC e os 28ºC
• Com cerca de 75% de humidade

Estas condições são difíceis de alcançar numa cozinha normal. Por isso, use o modo de fermentação  para resultados perfeitos!

Dois passos simples para levedar massa na Varoma:

  1. Unte as laterais do prato Varoma e coloque papel vegetal no fundo, certificando-se de que mantém os orifícios desobstruídos (ver dicas abaixo). Coloque a massa no prato Varoma revestido e feche a Varoma.
  2. Coloque 250 g de água no copo, defina a Varoma para a posição adequada e inicie Fermentação/1-2 horas/55ºC

É bom saber…

• Para garantir que os orifícios do prato Varoma se mantêm desobstruídos e para permitir que o vapor flua, coloque a borboleta na horizontal, ou dois pauzinhos no fundo do prato para elevar o papel, evitando que tape os orifícios.
• As massas mais densas são perfeitas para o modo de fermentação , sendo que demoram mais tempo a levedar do que as massas leves. Deixe levedar no prato Varoma até que duplique de tamanho.

Comece a cozinhar no modo de fermentação 