Saladas para qualquer ocasião

As saladas sabem bem durante todo o ano mas é no verão que mais apetecem por serem frescas e leves. São muito versáteis podendo servir como acompanhamento, entrada ou prato principal. Prepare-a para uma refeição em casa ou para levar para um piquenique, para a praia ou para o escritório. As possibilidades de combinar ingredientes são infinitas.

Crie a sua própria salada

Uma salada é uma ótima forma de experimentar novas combinações de sabores e texturas. Descubra algumas dicas para criar as suas próprias saladas de forma variada e equilibrada:

Base: selecione uma só base ou misture várias: folhas verdes (alface, couve, rúcula, espinafre), couve roxa ou branca picada, massa, arroz, ou grãos cozidos tais como quinoa ou bulgur.

Legumes crus ou cozinhados: adicione cor e sabor adicionando abacate, cenoura ralada, rodelas de cebola, pepino, curgete ou pimento em tiras ou em cubos. Cogumelos salteados e cenouras assadas caramelizadas, abóbora ou batata-doce acrescentam aquele sabor extra do umami.

Proteína opcional: para servir como prato principal, adicione salmão cozido a vapor ou fumado, frango desfiado, ovos cozidos ou queijo são sempre boas escolhas. Para uma salada sem carne nem peixe escolha tofu, feijão ou lentilhas.

Alguma fruta: a fruta traz frescura e um sabor adocicado à salada. O ideal é escolher fruta da estação, que é quando esta sabe melhor. A manga combina bem com salmão e as bagas vermelhas com frango. Considere juntar pêssegos ou ameixas a uma salada de mozarela fresca. Também pode ser usada fruta seca como alperces, figos, mirtilos ou sultanas.

Coberturas crocantes: utilize nozes, sementes, croutons ou tiras de tortilha para uma textura mais crocante. Para intensificar os sabores, torre as nozes e as sementes.

Outras coberturas: azeitonas, ervas frescas, rebentos, anchovas, alcaparras ou outros pickles podem ser usados para enriquecer ainda mais uma salada.

Molho: para terminar, tempere com o seu molho favorito. Super fácil de preparar com a Bimby®, escolha o tradicional molho vinagreta ou varie com uma Vinagreta de citrinos.

Seja criativo e combine ingredientes com diferentes texturas, sabores, cores e temperaturas. Sirva a sua salada misturada numa saladeira, disposta em camadas num frasco de vidro ou separe os ingredientes numa bandeja para os convidados se servirem como desejarem. Pode usar formas para empratar elegantemente os ingredientes da salada. Para saladas com folhas verdes frescas, lembre-se de adicionar o molho imediatamente antes de servir.

Dicas Bimby®

Lavar a alface e os outros ingredientes: use o tabuleiro Varoma para lavar os legumes e fruta com água corrente, em seguida cubra com a tampa Varoma e agite bem para retirar o excesso de água.

Picar: pique legumes macios, fruta ou ovos cozidos 3-4 seg/velocidade 4; para legumes duros, 3-4 seg/velocidade 5 devem bastar. Para picar a alface, coloque as folhas no copo, cubra com cerca de 1000 g de água e pique 10 seg/velocidade 4. Em seguida, escorra com o tabuleiro Varoma.

Triturar: coloque no copo a carne cozida desossada, sem qualquer molho, e triture 4-5 seg/velocidade 4.

Descubra as nossas saladas

Crie a sua própria salada ou encontre saladas diferentes no Cookidoo®. Clássicos como a salada de batata complementam um churrasco, a salada côr de rosa é o acompanhamento perfeito para um lombo de porco assado e a salada niçoise é ótima para levar na marmita.

Saladas