Chegou o trio mais fresco do verão

Melancia, melão e meloa são verdadeiros ícones de verão - uma delícia para os sentidos e muito versáteis na cozinha. Prepare-se para descobrir combinações inesperadas e receitas frescas que vão fazer sucesso em dias de calor.

Melancia - um hino à frescura

Ricos em água e pobres em calorias

Tanto o melão como a melancia são compostos por cerca de 90% de água, o que é ideal para manter a hidratação em dias escaldantes. Estes frutos são ainda pobres em calorias e ricos em fibra, o que é uma vantagem para quem quer ficar em forma.

Melão - suave doçura

Sabia que...

- Existem algumas variedades de melancia cuja polpa é amarela ou laranja. | - A casca da melancia e do melão pode ser aproveitada, por exemplo, para fazer pickles. | - O melão e a melancia pertencem à família das Cucurbitáceas, a mesma das abóboras e dos pepinos.

Meloa para um toque tropical

Como escolher?

Existem diferentes teorias quanto à melhor técnica de escolher melões, meloas ou melancias. Aqui ficam algumas:

Melancia: dê umas pancadinhas e se soar oco é porque está no ponto.

Melão e Meloa: se sentir um aroma adocicado na extremidade é porque está maduro; quanto mais pesado, o melão ou a meloa, melhor. Se a extremidade oposta ao caule ceder à pressão é porque está maduro, mas se estiver demasiado mole pode estar demasiado maduro. Se estiver na dúvida opte por comprar metades ou quartos e assim pode sempre ver o interior da fruta.

Ideias para aproveitar ao máximo as frutas de verão

Sabores frescos, ideias deliciosas e algumas surpreendentes. Experimente!

Frutas de verão