Como reforçar a imunidade

Quando procuramos reforçar a nossa imunidade e o nosso bem-estar, um dos primeiros locais que devemos visitar é a nossa cozinha.

Quem não associa uma gripe a uma boa canja de galinha para ajudar o corpo a combater o vírus de forma natural. E limão quente e mel para gargantas inflamadas ou gengibre e alho para ajudar a combater uma constipação… Todas estas receitas e combinações de ingredientes fazem parte das nossas tradições por algum motivo. De facto a composição de nutrientes e propriedades de reforço imunológico destes alimentos podem ajudar.

Descubra com a ajuda da Bimby®, como poderá ajudar a reforçar a imunidade da sua família de forma natural.

Antes de mais, opte por cor e variedade

Um dos grandes pilares que suporta a nossa saúde intestinal, a nossa imunidade e o nosso bem-estar geral é a prática de uma dieta integral e variada.

E o destaque vai para…

Alho, gengibre e curcuma

Sim, estes ingredientes aromáticos acrescentam uma profundidade de sabor extraordinária mas os seus benefícios vão muito além do seu sabor. Também oferecem um leque de benefícios de reforço imunológico – são naturalmente anti-inflamatórios, antivirais e anti-bacterianos e têm um elevado teor de antioxidantes, tudo coisas que adoramos para reforço imunológico.

Experimente o Shot de gengibre e limão.

Vitamina C

Não é por mera coincidência que os citrinos ricos em vitamina C são a fruta da época durante os meses mais frios. Quando registamos períodos de stress ou de infeção, a vitamina C é rapidamente usada pelo nosso corpo na nossa defesa, sendo muito benéfico aumentar a ingestão de vitamina C se estiver a sentir-se mais fraco.

Pense em citrinos como limões e laranjas, mas também em frutas e vegetais como morangos, kiwi, pimento vermelho, ananás, repolho, tomates e até mesmo verduras, como chicória, que contêm vitamina C.

É benéfico também recordar que a vitamina C é sensível ao calor, luz e ar e que pode perder grande parte do seu poder rapidamente, por isso alimentos com vitamina C são melhores se forem consumidos crus e tão frescos quanto possível!

Zinco zincrível

Alguma vez precisou de uma desculpa para se deliciar com chocolate preto? Então aqui fica mais uma, o chocolate preto é rico em zinco, um mineral muito útil quando o corpo está a combater infeções virais. Outras excelentes fontes de zinco incluem peixe e marisco, sementes de abóbora, sementes de girassol, gemas e carne de vaca.

Bactérias saudáveis

O conhecimento da importância da saúde intestinal em todas as áreas da saúde e bem-estar está a aumentar. Abastecer-se de alimentos e bebidas fermentados com bactérias benéficas como, por exemplo, iogurte natural, chucrute, kimchi, pasta miso, kefir e kombucha é muito benéfico para a sua dieta. Também é boa ideia aumentar o consumo de alimentos prebióticos como, por exemplo, alho, cebola, alho francês, espargos, aveia e linhaça, e leguminosas como lentilhas, feijões e favas. Entretenha-se a preparar kimchi caseiro na sua Bimby® para ter à mão para usar em saladas, sanduíches, taças “buda” e até mesmo em queques saborosos.

kimchi.

E, claro, não se esqueça da milagrosa canja de galinha.

Cada família tem a sua versão favorita e esta é a nossa.

Veja a receita aqui.

Somos aquilo que comemos; as nossas dietas podem ser de natureza anti-inflamatória, benéficas para os intestinos, nutritivas, saudáveis e absolutamente deliciosas – tudo fatores nos quais podemos confiar quando procuramos reforçar a nossa imunidade de dentro para fora.