Com quatro ingredientes apenas se “escreve” a palavra caramelo: água, açúcar, manteiga e natas. São infinitas as possibilidades do caramelo, quer para fazer sobremesas deslumbrantes, quer para oferecer como presente, em ocasiões especiais. Descubra tudo sobre como fazer caramelo e como utilizá-lo nas suas receitas
Quem não se lembra do sabor dos rebuçados de caramelo da infância ou do nogado com amendoim… E aquele doce de chocolate com caramelo salgado do novo restaurante do bairro? Simplesmente irresistível! Pois bem, pode facilmente reproduzir estes e muitos outros sabores em sua casa. Prepare o caramelo e combine-o com os seus ingredientes preferidos: chocolate, frutos secos, gengibre, coco e dê um toque especial às suas sobremesas.
Exclusivo Bimby® TM6
• Fazer caramelo de forma tradicional exige paciência, conhecimento e experiência. Com a Thermomix® TM6 o trabalho fica facilitado, bastando seguir a receita. Não é preciso estar sempre a vigiar e a tentar adivinhar o ponto de açúcar correto. Siga as nossas receitas testadas e comprovadas e surpreenda os seus convidados.
Seja um molho de caramelo, crocante de amendoim, caramelos tipo rebuçado ou o famoso caramelo liquido para pudins com por exemplo o pudim abade de priscos, com a TM6 é muito fácil.
Alternativas
• Numa frigideira coloque água, açúcar e umas gotas de limão e leve ao lume até caramelizar. Quando começar a mudar de cor poderá mexer suavemente para uniformizar o caramelo. Adicione manteiga ou natas de acordo com o resultado pretendido.
• Outra forma de fazer caramelo super-rápido é utilizar rebuçados de caramelo já prontos. Pique-os na Bimby® e derreta 3 min/75°C/vel. 1 ou durante mais tempo, dependendo da quantidade.
• Para obter caramelo, é necessário cozinhar com temperaturas muito elevadas. Manuseie o caramelo com cuidado e utilize uma espátula para evitar que entre em contacto com a sua pele. Atenção: resista à tentação de lamber a espátula até esta ter arrefecido por completo!
• Se os restos de caramelo endurecerem no copo da sua Bimby® TM6, basta adicionar água e iniciar o modo de pré-lavagem.
Delicioso, cremoso, espesso… tente resistir a comer tudo diretamente do frasco! Eis algumas sugestões de como servir o molho de caramelo: misture com iogurte, sirva sobre as panquecas ou sobre um gelado, misture na massa de brownies, recheie um bolo ou ofereça como presente num bonito frasco.
Doces deliciosos já estão a arrefecer na bancada da sua cozinha, agora basta acondicioná-los da melhor forma. Assim que estiverem frios, guarde-os para que não absorvam a humidade do ar.
• Crocante de amendoim e honeycomb - parta grosseiramente e guarde os pedaços numa caixa hermética.
• Molho de caramelo - guarde num frasco na parte de trás do frigorífico.
• Caramelos – corte em formatos bem delineados, com uma faca de cozinha grande e afiada, aquecida ou ligeiramente oleada para que os caramelos não se agarrem à lâmina. Para cortar faça um movimento de serrar suave, para trás e para a frente, sem pressionar muito. Embrulhe os caramelos em quadrados de papel vegetal e guarde numa caixa hermética. Se o ambiente for muito húmido, o frigorífico talvez seja o melhor local para guardar a caixa. Encontre ideias sobre como embrulhá-los e oferecê-los como presente.
• Caramelo líquido – Guarde num frasco de vidro temperado e reserve na despensa até ao momento de utilizar.