Moer especiarias

Se nunca moeu as suas especiarias, espera-o uma surpresa aromática!

As especiarias são temperos que podem ser picantes ou não, e são provenientes de plantas, quer seja da sua casca (canela), botões (cravinho), frutos (paprica), raízes (gengibre), ou sementes (noz moscada). Contêm óleos essenciais e outros compostos de sabor que começam a perder a sua intensidade quando são transformados em pó. Comprar as especiarias inteiras e moê-las em casa irá proporcionar um sabor muito mais acentuado do que se utilizar as suas versões pré-moídas.

Com o modo Turbo da Bimby®, pode moer, em poucos segundos, várias especiarias inteiras transformando-as em misturas e pastas. Canela, cominhos, coentros, gengibre, garam masala, cardamomo, malagueta – as opções são infinitas!

Se estiver a preparar um prato tradicional indiano, faça a sua própria pasta de caril moendo as especiarias na altura para obter um resultado mais autêntico. A vantagem de preparar as suas próprias misturas e pastas é que pode controlar a intensidade do picante e adequá-lo ao seu gosto.

Dicas

• As especiarias acabadas de moer são incrivelmente versáteis. Use-as para enriquecer um saboroso caril de camarão, adicione-as a Kulfi, ou dê um toque delicioso a uma chávena de chocolate quente adicionando uma pitada de malagueta e de canela. Pode até torrar as suas especiarias antes de as moer para produzir um sabor mais rico.

• Moa as especiarias apenas no momento em que for consumir para garantir um sabor sempre fresco. Depois de moer pode guardá-las num recipiente ou num frasco com tampa hermética e usar mais tarde. Serão sempre mais frescas e aromáticas do que as versões moidas do supermercado mas, ainda assim, não tão frescas como os temperos moídos na altura.

• Como um perfume ou outras substâncias aromáticas, as especiarias não apreciam a exposição a calor, luz, humidade ou ar. Um armário escuro, de preferência afastado do fogão, é um local perfeito para guardar as suas especiarias.

• Misturas e pastas de especiarias feitas por si podem ser um ótimo presente para amigos e familiares. Personalize o sabor de acordo com o gosto da pessoa a quem vai oferecer – mais doces, frescas, delicadas, aromáticas, vibrantes, ou picante!

Especiarias recém moídas adicionam novas dimensões em termos de sabor e fragrância aos seus pratos. Procure as especiarias nas receitas básicas no Cookidoo® para encontrar as nossas misturas de especiarias favoritas.

Começar a criar