Pratos frios perfeitos para dias quentes

Sol, mar, férias, noites estreladas, família e amigos. Acompanhe tudo com receitas frescas e inspire-se nas nossas dicas para dar um toque diferente às suas refeições de verão.

1 – Limonada de mil cores e sabores

Água e limão bem frescos! Que mais se pode pedir num dia quente de verão? A receita de limonada da Bimby® utiliza limões inteiros aproveitando o sabor e as propriedades da casca, da polpa e do sumo de limão. Pode acrescentar alguns ingredientes à sua limonada e obter variantes frescas e deliciosas como hortleã, morangos, frutos vermelhos, lima e leite de coco.

Dica: Triture fruta na Bimby® e congele em cuvetes de gelo. Adicione à limonada e sumos para um toque extra de sabor e frescura.

2- Sopas frias

Além de refrescantes, as sopas frias são fáceis de levar para qualquer lado e, simplesmente, “beber” no escritório, na praia ou num piquenique. Com uma base de tomate, pepino, cenoura, milho, espargos, pimentos ou melão pode preparar diferentes sopas. Tire partido da época do tomate e do pêssego com esta sopa fria. Para tornar as suas sopas mais ricas pode adicionar croutons, tomate, pepino e pimentos picados, ovo picado, presunto ou bacon crocante, ervas aromáticas picadas ou abacate aos cubos.

3 - Bom quente, melhor frio

Muitas receitas que normalmente são servidas quentes, também podem ser servidas frias, tais como, tortilhas, quiches, massas, arroz, pataniscas, panquecas… Prepare com antecedência, guarde no frigorífico e no momento certo vão fazer um brilharete à sua mesa.

Experimente a Omelete no forno que fica ótima fria! E uma massa bem fresca.

4 - O molho é o segredo

Um simples molho eleva pratos frios a um outro nível. Inspire-se nestas receitas de pataniscas e descubra o molho certo para acompanhá-las. Molho de iogurte, tahini ou ketchup de pimentos? Uma das formas mais fáceis de criar molhos variados é partir de um molho básico e adicionar aromas. A maionese é uma das melhores bases para criar molhos frescos muito saborosos.

Tudo começa com… uma boa maionese

Fazer esta maionese na Bimby® é fácil, rápido e, acima de tudo, fica sempre bem. Para obter maioneses com diferentes sabores basta acrescentar alguns ingredientes:

Maionese de pesto: misture uma colher de sopa de pesto de manjericão feita na Bimby® e misture com uma salada fria de massa.
Maionese para churrasco: misture uma colher de sopa de molho de churrasco.
Molho de cocktail: misture uma parte de maionese com uma parte de ketchup e serva com marisco ou batatas assadas.
Molho de caril: misture uma colher de sopa de pasta de caril na maionese e serva com frango frio.

5 – Saladas ainda mais frescas com… fruta

Quando pensamos em pratos frios, as saladas são incontornáveis. Lembre-se que também pode juntar fruta às suas saladas para que se tornem ainda mais refrescantes e saborosas. Experimente esta salada de beterraba e morango e atreva-se com muitas outras combinações possíveis:

• Pêssego + presunto + manjericão
• Melão + hortelã
• Melancia + morango + queijo feta
• Manga + camarão
• Polvo + batata + maçã

Mais ideias…

Encontrará muitas outras ideias no Cookidoo®. Procure sushi, ceviche, saladas, sumos, refrescos… Aproveite o verão antes que passe! Com a Bimby® na cozinha, as receitas ficam prontas em poucos minutos. Com o tempo que sobra, aproveite e descontraia.