Acabou-se o fermento? Não há problema!

Faça pães deliciosos, massas de piza, brioches, ou qualquer receita baseada em massas fermentadas.

Massa antiga faz nova massa

Se já só tiver um pacote de fermento, nunca precisará de comprar mais se utilizar o “método da massa antiga”. Faça alguma massa de pão ou piza com o fermento que lhe resta. Pode começar por massa de piza ou pão de água.

Assim que a massa tiver levedado totalmente, retire uma pequena quantidade, do tamanho de um ovo ou de um pãozinho, misture-a bem com quantidades iguais de água e farinha e deixe repousar num frasco ou numa taça de um dia para o outro, a temperatura ambiente. Na manhã seguinte, terá um fermento natural pronto para incorporar em qualquer receita, ao invés do fermento de pacote. Basta subtrair o peso dos seus ingredientes dos ingredientes da receita.

O tempo de levedação poderá ser ligeiramente superior, por isso, tenha paciência. A espera recompensa! Vai obter um sabor profundo e rico, que apenas horas de fermentação conseguem proporcionar. Mas lembre-se de separar alguma da nova massa para a dose seguinte.

Massa lêveda como a das nossas avós

Se já não tiver mesmo nenhum fermento, talvez seja o momento de produzir a sua própria massa lêveda. Esta já existia muito tempo antes do fermento comercial estar disponível e é a melhor opção para cozer um delicioso pão artesanal. É possível produzir massa lêveda a partir de farinha e água num prazo de cinco a sete dias. Cada padeiro tem o seu próprio método, desde simplesmente combinar farinha branca e água a adicionar farinha de centeio, maçãs ou uvas para estimular ainda mais a fermentação. O princípio geral consiste em incentivar a levedura que está presente naturalmente na farinha a desenvolver-se, adicionando-lhe regularmente água e farinha. Uma massa lêveda ativa pode então ser deixada a “repousar” num frasco ou no frigorífico durante várias semanas de cada vez.

Pães achatados de todo o mundo

Muitos pães achatados não precisam de levedura ou fermento. As tortilhas de trigo ou os chapatis são apenas algumas das divertidas opções internacionais que pode preparar com os seus filhos, estendendo-as com o rolo da massa ou pressionando-as com as mãos e depois cozendo-as na frigideira, em vez de no forno. Use-as como wraps ou sirva juntamente com a refeição para passar pelo molho. E uma reconfortante galette, ou um crepe bretão feito com farinha de trigo sarraceno (tão fácil de moer em farinha na Bimby®), para rechear com ovos, queijo, presunto ou outras opções; é um primo afastado, mas muito digno, da família do pão achatado.

A fermentação química também funciona

O fermento em pó para bolos também pode ajudar a fermentar receias para a lanche, sem ser bolos, como scones que gozam atualmente de uma reputação que se estende muito para além das suas origens britânicas ou scones com pepitas de chocolate.

Quando voltar a ter fermento, as receitas alternativas ter-se-ão tornado tão populares em sua casa, que a forma habitual de fazer pão poderá parecer coisa do passado!

Pães deliciosos sem fermento

Começar a cozer