COMMUNITY STAR ITALIANA – IRENE BASSI

Irene, quais os sabores e especiarias mais comuns usados em Itália?

Em Itália, existem muitas especiarias, algumas cultivadas localmente e outras vindas do exterior. As ervas aromáticas também são usadas com frequência, ervas essas que nós próprios cultivamos ou colhemos nos campos e nas montanhas.

É claro que não faltam o açafrão, a pimenta, a canela, o cravo, as bagas de zimbro, a noz-moscada, o alecrim, a salva, o tomilho, o manjericão, o cebolinho e muitas outras especiarias na cozinha. Mas o que varia, acima de tudo, é a forma como são usadas de região para região.

Dê-nos sugestões sobre alguns alimentos da sua região que não podemos deixar de provar.

Sou do norte de Itália, perto do lago Como. Cozinhar peixe do lago é comum na minha região. Temos risotto de perca, savelha, alburno e outros tipos de peixe que podem ser preparados “in carpione” (panados em farinha antes de fritar), grelhados ou fritos. A gastronomia da minha região também é influenciada pelas regiões vizinhas (Bérgamo, Bréscia, Como, Milão e Valtellina) e, por essa razão, os nossos menus costumam incluir pizzoccheri (ver a foto abaixo – um tipo especial de massa feita com trigo mourisco, queijo, batata e couve-lombarda), polenta taragna, risotto milanês, ossobuco (medula) e muitos outros.

Quais as suas três receitas italianas preferidas no Cookidoo®?

No Cookidoo®, adoro o risotto milanês, o pizzoccheri e a Polenta, que cozinhamos sempre ao domingo!

Gostaria de partilhar algumas dicas de culinária com os utilizadores/membros do Cookidoo®?

Tentem cozinhar uma “Polenta Taragna” e, no final, adicionem um pouco de manteiga selada derretida com sabor a folhas de salva. É de dar água na boca!

O que mudou na sua vida desde que começou a usar a Bimby®?

Desde que comecei a usar a Bimby®, a minha paixão pela cozinha cresceu (e continua a crescer) dia após dia.

Também conheci várias Community Stars Bimby®, que além de partilharem uma paixão pela culinária com a Bimby®, também se tornaram meus amigos e companheiros de "viagem" nesta bela aventura.

Descubra os nossos risotos