Chegou o verão e os mercados estão cheios de cerejas, framboesas, amoras, mirtilos e morangos repletos de sabor, ricos em nutrientes e naturalmente doces. Estes frutos são tão ricos em nutrientes que normalmente são consideradas superalimentos. Estas pequenas delícias são irresistíveis e importantes para a dieta diária. Saiba mais sobre os seus benefícios e como utilizá-los todo o ano.
Quando for a época e estiver madura, tente comprar fruta fresca. A cor deve ser brilhante e intensa e a baga do fruto deve estar rija e seca. Escolha produtos orgânicos para evitar os pesticidas. Fora da época, pode optar pelas versões congeladas ou desidratadas.
Os frutos vermelhos devem ser guardadas no frigorífico. Antes de consumir, lave bem a fruta inteira com água fria. Tire partido da fruta fresca durante a época e congele-a para usar no inverno.
Congelar: lave e seque com papel de cozinha. Corte os morangos grandes ao meio ou em quartos e retire os caroços das cerejas. Espalhe a fruta numa única camada, num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, congele durante 2 a 3 horas e depois transfira para sacos de congelação. Utilize a fruta congelada em batidos, sumos, molhos ou sobremesas.
Compotas ou molhos: faça molhos ou compotas e guarde como indicado nas receitas. Os molhos podem ser congelados em cuvetes durante algumas horas e depois transferidos para sacos de congelação.
Existem muitas formas de tirar partido do sabor intenso dos frutos vermelhos. Adicione cor e nutrientes a pratos doces ou salgados.
Os frutos vermelhos são um aperitivo saudável entre refeições ou adicionadas a iogurte caseiro, frescos ou em compota. Use as bagas secas em barras de cereais ou granola. Os batidos são uma opção rápida para um pequeno-almoço completo. Experimente o
Pequeno-almoço e aperitivos: os frutos vermelhos são um aperitivo saudável entre refeições ou adicionadas a iogurte caseiro, frescos ou em compota. Use as bagas secas em barras de cereais ou granola. Os batidos são uma opção rápida para um pequeno-almoço completo.Experimente o Batido de frutos vermelhos e aveia ou o Smoothie de iogurte e amora em taça
Saladas: adicione um pouco de cor e sabor às saladas e vinagretas adicionando framboesas, morangos ou mirtilos, por exemplo. A Salada de espinafres e frutos do bosque com vinagreta de framboesa e a Salada de frango e vinagreta de framboesa são boas opções para uma refeição de verão.
Sobremesas: as bagas e as cerejas são perfeitas para diferentes sobremesas, desde gelados a bolos e tartes. Ao utilizar fruta da época madura e por isso mais doce, consegue reduzir o açúcar. Para uma sobremesa rápida, experimente a Espuma de frutos silvestres e, para obter uma versão mais leve, não use açúcar.