Quentes e boas

Quando o outono chega, uma das estrelas que brilha na cozinha portuguesa é, sem dúvida, a castanha. Mais do que um ingrediente, este fruto seco é uma tradição, um abraço quente, uma viagem às nossas raízes.

Magusto na Bimby®

Tesouro escondido dentro de um “ouriço”

As castanhas são o fruto do castanheiro, árvore emblemática do nosso território, especialmente no norte e centro de Portugal. Nutritivas e versáteis, as castanhas são ricas em hidratos de carbono complexos, fibras e vitaminas, que fornecem energia e ajudam a aquecer o corpo nas noites frescas de novembro. Além disso, não contêm glúten e são uma alternativa saudável às batatas e outros hidratos de carbono.

Jantar de S. Martinho

S. Martinho

Diz a tradição que no dia de São Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho – geralmente jeropiga. A data celebra-se a 11 de novembro com os chamados magustos – uma festa em que se assam castanhas na fogueira. Diz a lenda que Martinho era um soldado que, ao caminhar pelos Alpes, encontrou um homem cheio de forme e frio, tendo rasgado o seu manto vermelho ao meio, partilhando-o com o mendigo. Nesse momento as nuvens desapareceram e o Sol voltou a brilhar. Durante três dias o outono desapareceu e surgiu o famoso “verão de S. Martinho”.

Como escolher, guardar e preparar

  • - Verifique se a casca é lisa, brilhante e se as castanhas são firmes ao tato.

  • - Guarde à temperatura ambiente ou congeladas (com ou sem casca), até 3 meses.

  • - Dê um golpe na casca antes de cozinhar e pode salpicar com sal e erva-doce.

Mais receitas com castanha

Ver mais