Tudo sobre chocolate

Trufas, doces, tortas, mousse, bolos, molhos… Existem muitas formas diferentes de usar o chocolate! Quer esteja a bater um ganache rápido ou a preparar trufas caseiras para os seus amigos e família, as suas receitas com chocolate ficarão perfeitas com a Bimby®.

Diferentes tipos de chocolate

Chocolate preto: com 60–70% de cacau em pó é ligeiramente doce, com um sabor intenso a chocolate.
Chocolate de leite: inclui leite e açúcar, possuindo uma menor percentagem de cacau em pó.
Chocolate branco: é feito de manteiga de cacau e não contém qualquer cacau em pó, pelo que tecnicamente não é chocolate. Também não possui os benefícios antioxidantes do chocolate preto, uma vez que estes antioxidantes se encontram no cacau, e não na manteiga de cacau.
Chocolate rubi: criado em 2017 e considerado uma das maiores inovações no chocolate. De cor rosa com um sabor leve a bagas, este novo tipo de chocolate foi uma das maiores tendências alimentares do ano passado.

Derreter chocolate

  1. Coloque 200 g de chocolate, em pequenos pedaços ou pepitas, no copo.
  2. Rale durante 8 seg/velocidade 10. Raspe os lados do copo com uma espátula.
  3. Derreta durante 3–4 min/50 °C/velocidade 2 até que o chocolate esteja derretido.
  4. Use conforme necessário.

Dicas

• Certifique-se de que o copo se encontra totalmente seco – se o chocolate entrar em contacto com água pode torná-lo “grumoso”.
• Ralar o chocolate ajuda a derretê-lo mais rapidamente.
• Se tiver sobras de chocolate no copo, não as deite fora – faça chocolate quente! Basta adicionar 250 g de leite, aquecer 4 min/80 °C/velocidade 2, passar para uma caneca e saborear.

Bimby® e chocolate… Uma combinação divina!

Experimente uma das muitas receitas simples de chocolate no Cookidoo® para uma introdução a este delicioso ingrediente. Se tiver amigos como convidados, o nosso Bolo de chocolate irá mostrar-lhe como pode derreter chocolate com a Bimby®. Se precisar de uma sobremesa rápida faça Ganache de Chocolate leva apenas alguns minutos e é o acompanhamento perfeito para gelado.

Se tiver tempo livre, experimente a nossa receita para Macarons de chocolate. Estes doces franceses à base de merengue são quase demasiado bonitos para serem comidos! Para uma opção mais rápida, o nosso Fondant de chocolate é a sobremesa perfeita para mostrar os seus novos dotes chocolateiros.

Seja qual for a receita de chocolate que decidir fazer, pode ter a certeza de que vai gostar da experiência!