As festas terminaram é tempo de começar de novo e tomar decisões: ir ao ginásio, poupar para uma viagem, dedicar-se a um novo hobby… No entanto muitas vezes custa a dar início a estas resoluções e acabamos por desistir. O segredo é começar com pequenos passos e estabelecer “mini objetivos”.
Qual é o seu objetivo? Ficar em forma e mais saudável ou simplesmente perder peso? Estas metas estão relacionadas, mas o peso que é perdido muito rapidamente ou como resultado de uma dieta desequilibrada pode voltar brutalmente. Se se concentrar na sua saúde é mais provável alcançar resultados a longo prazo.
Defina um plano de atividade física que seja realista: Em vez de pensar “eu quero ficar em forma”, pense “vou começar a correr 3 vezes por semana” ou se isso for muito ambicioso uma caminhada diária já será uma conquista para si.
Pequenos exercício sem esforço :
• Estacione o carro longe e vá pé
• Suba as escadas em vez de usar o elevador
• Dê uma pequena caminhada depois do jantar
• Se o seu trabalho for muito sedentário levante-se com frequência
Se o seu objetivo é começar a praticar uma alimentação mais saudável é fundamental que planeie as suas refeições. Prepare as suas marmitas antecipadamente e leve para o trabalho. Assim consegue ter controlo total sobre refeições que come e evita a tentação de ir almoçar fora ou de correr para a pastelaria a meio da tarde e “perder-se” com um croissant recheado.
Nem sempre é fácil controlar o que come e, provavelmente, também não quer fazer isso. É normal que de vez em quando tenha tentações Aceite que o caminho pode não ser uma linha reta até ao sucesso, pode incluir alguns ziguezagues.
O maior desafio sobre a mudança de hábitos alimentares é criar uma consciencialização sobre o que comemos. Não se deixe enganar: lá porque comeu uma salada ao almoço não quer dizer que à noite pode comer bolo.
Nenhum alimento é "bom" ou "mau", mas entender melhor o que comemos e como comemos é útil. Concentre-se em fazê-lo de forma consciente. Se comeu um prato mais composto ao almoço opte por uma refeição mais leve ao jantar. Evite ingerir refrigerantes. Beba água sempre que puder. Está realmente com fome para comer aquele último pedaço de quiche? Mesmo que seja muito pequeno, poderá saboreá-lo ainda mais amanhã. Embrulhe-o e guarde-o no frigorífico.
Pode controlar os seus hábitos alimentares facilmente. Existem aplicações que ajudam a controlar o número de calorias ingeridas. Ou pode simplesmente manter um diário de refeições.
Para o ajudar a fazer escolhas que vão ao encontro dos seus objetivos, as receitas do Cookidoo® incluem informações nutricionais básicas sobre calorias e nutrientes em cada porção. Escolha receitas de acordo com o valor nutricional que apresentam. Ou ajuste as suas porções conscientemente. Com a Bimby® pode cozinhar de raiz, comida de verdade: ingredientes naturais, não processados, sem aditivos artificiais, com menos açúcar… Está no bom caminho para um estilo de vida mais saudável!