Sete dicas para elevar a qualidade das suas fotografias

Com apenas alguns ajustes à iluminação e composição, pode começar a tirar fotografias às suas receitas como um profissional. Basta seguir estes passos simples.

1. Frescura

A regra mais importante é que a sua receita tenha um aspeto fresco. Empratar saladas ou guarnições com muita antecedência irá, provavelmente, influenciar o aspeto final do prato. Mantenha as guarnições no gelo ou em água fria e adicione-as ao seu prato no último momento.

2. Boa iluminação

Antes de tirar a fotografia certifique-se de que tem o seu prato com a iluminação ideal. A luz natural é sempre melhor do que a luz artificial. Um local perto de uma janela com luz solar é o ideal. Certifique-se de que a luz está apenas num lado do prato para criar sombras subtis e profundidade.

3. Criatividade

Hoje em dia um pouco de caos e uma pitada de criatividade contribuem para criar um jantar deslumbrante e repleto de estilo.

4. Elegância
Chegou o momento de juntar alguns adereços para realçar a sua imagem e tornar os pratos ainda mais atrativos. Não precisa de comprar coisas extravagantes. Uma taça bonita ou pratos com detalhes interessantes servem para essa missão. Junte talheres cruzados ou um guardanapo ligeiramente drapeado para criar um interesse visual, e não se esqueça de incluir estímulos de sabor, como ervas aromáticas ou outros ingredientes como tomate fresco para realçar os sabores no prato.

5. Adicione camadas
A altura é um elemento importante no que diz respeito ao estilo que se dá a um prato e à fotografia. A comida plana pode não ter muito interesse, por isso pense em adicionar camadas à comid. Pode transformar verdadeiramente um pudim flan ou uma quiche colocando no topo cebola caramelizada, folhas verdes e natas ácidas. Não só está a adicionar interesse visual, como também está a adicionar sabores novos.

6. Crie uma composição
A forma como o seu prato está na mesa ou como exibe um ingrediente é o passo final para dar vida às suas receitas. Preste atenção ao número de itens na sua fotografia. Os números ímpares tendem a criar mais atenção, e não receie criar mais suspense com peças a sair do enquadramento.

7. Divirta-se
Assim que dominar os passos básicos, a regra mais importante é divertir-se. Seja criativo e faça muitas experiências para ver o que funciona melhor. Se é apelativo para si, também será para os seus seguidores, por isso encontre a sua voz visual e dê asas à imaginação. Os olhos também comem! Divirta-se!

Não se esqueça de uma legenda cativante!