Aproveitar ao máximo os tubérculos

Durante estes meses mais longos, frios e sombrios, é natural que queiramos alimentos mais robustos e rústicos. Os tubérculos prosperam no clima frio, escondidos em segurança debaixo da terra e protegidos dos elementos rigorosos.

Da abóbora-menina à beterraba, estes superalimentos têm imensas vitaminas e nutrientes, que são especialmente importantes na nossa dieta durante o outono e o inverno. Reconfortantes e simples, tanto em pratos salgados como doces, os tubérculos vibrantes e saborosos têm elevado teor de fibra, baixo teor de gordura e são tão saudáveis como deliciosos.

Excelentes formas de desfrutar dos tubérculos

Assados, cozidos, triturados, fritos, em caril ou ralados os legumes complementam na perfeição uma refeição aconchegante. Cremosos ou picantes, com sabor fumado ou doce, não há limites quando se trata de aproveitar ao máximo os humildes, mas fantásticos, tubérculos com a Bimby®.

Para um acompanhamento reconfortante, experimente algo como o nosso Assado de beterraba, maçã e nabo.

Prepare aquelas refeições a meio da semana num instante, ao colocar os seus tubérculos numa assadeira, temperar e regar com um pouco de azeite. Assar os tubérculos no forno acentua imenso o sabor, maximiza o espaço e poupa trabalho ao lavar a louça. Os tubérculos são também os ingredientes perfeitos para um guisado Empada de guisado de carne e cogumelos.

Nunca é demasiado cedo para apresentar à pequenada legumes suaves, deliciosos e cremosos. As batatas e os legumes permitem confecionar um nutritivo O 1º puré de pescada. Uma vez que sabe exatamente quais são os ingredientes das suas refeições, não precisa de se preocupar com perigos ocultos.

Dê asas à criatividade com as cascas

Guarde as cascas dos tubérculos para dar uma apresentação rústica ao prato, desfrutar de mais fibra, poupar tempo e minimizar o desperdício de alimentos.

Se precisa de descascar os legumes, use as cascas em sopas e caldos caseiros, “chips” de legumes, assados ou como guarnição.

Experimente algo doce

Não use os legumes apenas em pratos salgados. Experimente preparar um irresistível Bolo de cenoura com farinha de amêndoa. Uma tentadora fatia de Bolo de curgete e cacau ou umas Azevias de batata-doce e amêndoa tornam ainda melhores aqueles momentos de sossego na companhia de uma chávena de chá e de um livro.

Renda-se aos tubérculos em toda a sua glória neste outono

Outono