Leguminosas

Vamos elogiar as leguminosas, os alimentos vegetais mais subestimados do mundo. Para um ingrediente tão humilde, as leguminosas apresentam um perfil nutricional impressionante.

Sabia que…


1- São uma ótima fonte de proteínas com baixo teor de gordura e alto teor de fibras solúveis e repletas de vitaminas e minerais importantes, incluindo cálcio, potássio, zinco, vitaminas B, ácido fólico e antioxidantes.

2- As leguminosas são um hidrato de carbono com baixo índice glicémico (IG), o que significa que são decompostas mais lentamente sentindo-se por isso satisfeito durante mais tempo.

3- Para além de serem saudáveis e nutritivas, também são económicas, o que faz com que sejam um produto básico popular em várias culturas e gastronomias.

4- A família de leguminosas consiste em plantas que produzem uma vagem, com sementes no interior, incluindo lentilhas, ervilhas, grão, feijão, soja e, curiosamente, amendoins.

Conheça algumas das nossas leguminosas favoritas:

Normalmente, as leguminosas são apresentadas em lata, secas ou congeladas. São incrivelmente versáteis e adequadas a uma dieta vegetariana, e pode adicionar leguminosas a um leque diversificado de pratos.

Favas: as favas são uma ótima fonte de vitaminas A, B1 e B2 e podem ser usadas para dar sabor e textura a pratos deliciosos, tais como Favas com coentros e ovos escalfados.

Ervilhas: com baixo teor de gordura, de calorias e açúcares. Não podiam ser mais perfeitas! Experimente adicioná-las a um magnífico Risoto de ervilhas e camarão.

Lentilhas: têm muitas formas e tamanhos, podendo ser vermelhas, castanhas e pretas, apenas para citar algumas! Uma reconfortante taça de Lentilhas estufadas com cebola e tomate torna uma refeição numa excelente fonte de proteína.

Grão: rico em fibra e ácido fólico e com baixo teor de calorias, o grão pode ser usado em caril, massa, molhos, sopas,saladas e tartes Caril de grão e kale com arroz de coco.

Feijão vermelho: o ingrediente básico numa magnífica taça de chilli con carne com abóbora e bolo de milho, o sumarento feijão vermelho ajuda a reduzir o aumento de açúcar no sangue que ocorre depois de uma refeição.

Feijão manteiga: este legume pode ser consumido inteiro ou em puré, dando um toque saboroso a diversos tipos de gastronomia, tais como Feijoada de chocos.

Leguminosas, o ingrediente perfeito!