Com as suas cores vibrantes e sabores deliciosos e picantes, a cozinha mexicana é perfeita para festas temáticas. Experimente as nossas receitas e transporte os seus convidados para a terra das águas azuis e transparentes, praias com palmeiras, vulcões com neve e civilizações ancestrais.
1. Enchiladas - a palavra deriva de “enchilar” que significa temperar com malagueta. As enchiladas são tortilhas cozinhadas que podem ser recheadas com diferentes ingredientes como queijo, carne ou peixe e mergulhadas num molho chili. Por vezes, as enchiladas são cobertas com ingredientes como feijões ou cebolas.
2. Tacos - provavelmente um dos mais conhecidos pratos mexicanos, são feitos com tortillas de milho ou trigo, recheadas com ingredientes como carne de vaca ou porco, frango, vegetais, queijo, entre outros. São normalmente acompanhados com guacamole, molho salsa, chili, tomate, cebola e coentros picados.
3. Tamales - feitos com farinha de milho, os tamales são compostos por uma massa com um recheio que pode ser salgado ou doce. São cozidos a vapor em folhas de milho ou banana.
4. Pozole - um cruzamento aromático entre um estufado e uma sopa, feito com milho e carne, normalmente de porco. É acompanhado com alface ou couve, abacate e temperado com alho, malagueta e molho salsa ou lima.
5. Mole - um tradicional molho mexicano que pode ser servido com frango, peru ou enchiladas, por exemplo. É uma mistura de vários ingredientes: malaguetas, vários vegetais, fruta, especiarias, ervas aromáticas, frutos secos e muito mais. Assim, os moles podem ter várias cores. A receita mais popular é a do mole poblano, feito com chocolate.
• A gastronomia mexicana foi reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010. A sua cozinha é um verdadeiro modelo cultural que engloba um conjunto de aspetos, desde a agricultura a técnicas culturais e mesmo costumes comunitários ancestrais.
• Durante séculos, os agricultores mexicanos mantiveram a tradição de cultivar o milho e atualmente continuam a existir muitas variedades exclusivas de milho cultivadas no México.
• Para as culturas ancestrais, os insetos tinham um papel importante nas tradições culinárias do México e, atualmente, continuam a ser consumidos em algumas regiões.