Natal, doce, Natal!

Todos para a mesa – Filhós, Sonhos, Azevias, Bolo-rei e Toucinho do céu! Descubra alguns dos doces de Natal que nunca faltam à festa e surpreenda a sua família com sabores que remetem para as memórias de infância e tradições desta época festiva.

Filhós

Sabia que…

As filhós de joelho se chamam assim devido ao costume de as mulheres se juntarem à roda da lareira nesta época festiva e tender a massa das filhós sobre o joelho.

Sonhos

Calda ou açúcar?

Pode servir os sonhos envoltos em açúcar e canela ou com uma calda de açúcar feita na Bimby® que pode aromatizar com canela, casca de laranja ou de limão.

Bolo-rei

Sobras de Bolo-rei?

Pode cortar o bolo-rei em palitos e levar ao forno para tostarem. Tornam-se ótimos biscoitos para acompanhar o café. Também pode dar uma nova vida às fatias de bolo-rei reutilizando-as noutras receitas como é o caso do Pudim de bolo-rei.

Pudim de bolo-rei

Azevias, Coscorões e Rabanadas

Dica

Pode preparar os coscorões com alguma antecedência e guardar numa caixa com tampa hermética. Adicione a calda no momento de servir.

Os conventuais

Como surgiram os doces feitos à base de gemas?

Antigamente, para manter os hábitos das freiras e dos padres perfeitamente engomados, era necessário usar quantidades consideráveis de claras de ovo. Este processo fazia com que sobrassem muitas gemas às quais era necessário dar um destino. O segredo foi descoberto pelas freiras que nas cozinhas dos conventos “apuraram” este doce sabor, entre gemas, açúcar, mel e amêndoas.

Ovos-moles de 8 gemas

Curiosidade

A Tigelada é um doce conventual português que adquiriu o seu nome exatamente pelo facto de ser feito em tigelas de barro nos fornos a lenha. É mais vulgar ser feito em tigelas de barro individuais, no entanto a tigelada grande também aparece uma vez ou outra…

Mais receitas de Natal

Ver coleção