Gelado caseiro

Preparar gelados e sorvetes deliciosos, sem corantes nem conservantes artificiais, é mais fácil do que pensa. Encontre aqui inspirações deliciosas

Cremosos

Ver mais

Sorvetes

Pronto em 15 minutos (ou menos!)

Use fruta da época

A fruta da época não só sabe melhor como tem mais benefícios para a saúde. Amadurece naturalmente pois é exposta ao sol durante mais tempo, ficando mais doce e mais rica em antioxidantes. Como esta fruta é mais doce necessita de menos adição de açúcar. Aproveite a época própria da fruta e compre quantidades maiores. Pode congelar em porções para utilizar num gelado ou sorvete rápido mais tarde. Estamos na época das cerejas e dos frutos vermelhos, como cerejas, framboesas, morangos, mirtilos ou amoras. Veja o artigo e saiba mais sobre os seus benefícios e formas de usar..

Frutos vermelhos

Gelados e sorvetes de fruta

Dicas rápidas

Congele a fruta: corte a fruta em pedaços, se necessário, espalhe num tabuleiro numa única camada, congele e utilize a fruta congelada numa receita ou transfira-a para um saco de congelação para usar mais tarde.

Reduza as calorias: prefira sorvetes cuja base é água e fruta. Se usar fruta madura pode reduzir ou não utilizar açúcar. No gelados pode substituir as natas por iogurte ou leite e o leite gordo por leite magro.

Sem laticínios: substitua os ingredientes lácteos por bebidas vegetais de frutos secos, de arroz, de soja, leite de coco ou iogurte de soja.

Gelado mais macio: adicione uma clara de ovo ou uma banana madura para dar uma textura mais macia e cremosa aos seus gelados. Também pode inserir a borboleta e voltar a bater alguns segundos na velocidade 4, antes de servir.

Reduza os cristais de gelo: para uma consistência mais suave, adicione calda de açúcar, glicose, mel, melaço ou álcool. Estes ingredientes estabilizadores ajudam a reduzir os cristais de gelo.

Guarde bem: coloque o gelado ou o sorvete em recipientes rasos próprios para congelação e tape a superfície com película aderente. Coloque na parte mais fria do congelador, o mais rápido possível.

Gelados alternativos

Ao seu gosto

Experimente fazer as suas combinações favoritas: fruta fresca, chocolate, frutos secos, honeycumb, crocante de amendoim, biscoitos, pedaços de brownie ou até granola. Adicione especiarias ou ervas aromáticas para criar fantásticos novos sabores.

Coberturas de gelado

Sirva com gelado

crumbles Tartes crepes doces Waffles