Este mês, é com o maior prazer que apresentamos alguns membros do nosso programa Bimby® Community Stars, que lhe trazem receitas, dicas e experiências fabulosas da Polónia, de Portugal e de Itália.
A Vorwerk criou o projeto Projeto Bimby® Community Stars para estar mais perto dos seus Clientes mais ativos e apaixonados pelo nosso produto.
Saiba mais
A receita de Bife tártaro com alcaparras, cebola roxa, tomate seco e molho aioli foi criada acidentalmente! Ao trabalhar como chef, recebi um pedido especial de clientes que queriam um tártaro de carne de vaca, mas sem os tradicionais pickles e gema de ovo crua. Para o tártaro, uso lombo de vaca porque tem a textura e o sabor mais delicados. Para evitar usar gemas de ovo, complementei a carne com aioli e usei cebola vermelha porque tem um sabor mais delicado do que a cebola branca.
A minha dica secreta:
Para manter a cor vermelha bonita e viva da carne, basta adicionar um pouco de água com gás fria. O dióxido de carbono garantirá que o tártaro mantém a cor perfeita!
Para a minha Creme de camarão, preparo um pó de cogumelos caseiro triturando cogumelos secos até ficarem em pó fino (sem os molhar). É o tempero perfeito para muitos pratos. Pode ser guardado num recipiente bem fechado e ser utilizado durante muitos meses!
Uma das minhas receitas favoritas é o Bacalhau com espinafres e cenoura e Creme de curgete e cenoura. Para enriquecer esta receita ou para os dias de festa pode misturar no bacalhau 300 g de camarão. Aproveite as cascas e cabeças de camarão para fazer um “fumet”, que pode congelar e usar em várias receitas, ou se preferir congele as cascas e cabeças para fazer o “fumet” noutra ocasião!
Poderia escolher muitas receitas, desde uma simples sopa, um risoto ou uma sobremesa, mas só podendo escolher uma a eleita é a Arrufadas de batata-doce .Aquela que para mim foi uma das grandes surpresas.
Procuro sempre receitas que sejam leves e de preferência de fácil digestão então o que faço é adaptar os ingredientes, ajustar os temperos aos gostos pessoais e foi exatamente o que fiz com esta receita. Troquei o leite por bebida vegetal (no caso de aveia), usei açúcar de coco e ainda reduzi a quantidade para 10g, a manteiga foi substituída por 25g de óleo de coco e a farinha escolhida foi a de espelta. Então e o que é que me surpreendeu? Saiu do forno um pão super fofinho, saboroso e acima de tudo muito versátil porque tanto o comi ao jantar com philadelphia e salmão fumado como fez parte do meu pequeno almoço - torrado e barrado com manteiga de amêndoa.
E a bimby é tudo isto, permite-nos ter mais tempo, mais organização mas para mim uma das grandes vantagens é que nos dá as bases das receitas para depois as podermos adaptar aos nossos gostos, preferências e paladares.
Sou adepta de escolhas saudáveis mas também sou uma eterna gulosa… digamos que sou uma gulosa saudável. E foi exatamente por isso e pela facilidade que a bimby me dá de ter um leite creme em apenas 12 minutos que surgiu a receita Leite-creme saudável.
Entre as infinitas escolhas que estão ao nosso dispor, nas prateleiras dos supermercados, decidi experimentar esta receita usando por base uma bebida vegetal, no caso de coco (sem adição de açúcar) e, juntar-lhe o açúcar de coco conhecido e referenciado pelo seu baixo índice glicémico sendo por isso uma escolha menos abrasiva para o nosso organismo.
O resultado foi uma deliciosa sobremesa que até os mais céticos aprovaram. Daí até criar outras versões foi um instante. Sugiro que experimentem a receita com diferentes bebidas vegetais, por exemplo, amêndoa, noz, avelã…podem acrescentar uma ou duas colheres de cacau cru em pó ou até trocar a casca de limão por laranja e com estas pequenas alterações conseguem variar no vosso leite creme sem lhe tirar sabor e o mais importante de tudo mantendo-o sempre saudável.
Para a salada de frango com vinagrete de hortelã, prepare-a com antecedência caso pretenda sabores mais intensos. Para o Creme de ervilhas com lulas e tomate, experimente substituir as ervilhas por favas, para dar um toque delicioso.
Ao preparar o Tiramisu de chocolate picante, se tiver tempo, prepare o pão-de-ló com um dia de antecedência e guarde-o envolvido em película aderente. Os sabores serão mais intensos e será mais fácil de cortar. Também pode substituir as framboesas por morangos e, se quiser um sabor mais delicado, as nozes por amêndoas.
Ao preparar a Massa cremosa de espelta com espargos e morangoss, também pode usar ervilhas frescas em vez de espargos. Para um toque final agradável, adicione sementes de cânhamo ou “gomasio” (um sal de sésamo japonês)!