O frango é um alimento bastante versátil. Permite preparar pratos descomplicados a meio da semana e pratos mais demorados ao fim de semana. Pode ser cozinhado ao vapor, estufado, cozido, assado, frito, ou desfiado. Pesquise "frango" no Cookidoo® e encontre inspiração para o seu jantar. Se lhe apetecer um prato mais criativo ou exótico, veja as nossas receitas de frango recheado com arroz de cogumelos, frango tandoori, wraps de frango! E como sabemos que por vezes não há muito tempo nem energia para cozinhar, partilhamos algumas ideias que podem ser preparadas em apenas 30 minutos!
PEITO DE FRANGO – É tenro e delicado. Para um resultado mais suculento, coza-o a vapor na Varoma. Para dar alguma cor, pode começar por fritar os peitos de frango passados em pão ralado e, em seguida, revestir o tabuleiro da Varoma com papel vegetal para absorver os sucos da cozedura. Esta parte do frango também é ideal para desfiar e usar em saladas, por exemplo.
PERNAS E COXAS – São saborosas e, geralmente, uma das partes mais apetecíveis do frango. Ficam ótimas quando cozinhadas lentamente. Para uma resultado mais rico em sabor deve deixar marinar durante algum tempo antes de cozinhar.
CARCAÇA E PELE – Aproveite para fazer um caldo de galinha nutritivo. Cubra com os ossos e a pele com água, adicione ervas aromáticas e legumes e deixe cozer durante uma hora. Coe o caldo e use-o para dar sabor a sopas, molhos, risotos ou refogados.
PESCOÇO E MIÚDOS – Da canja, aos pipis ou arroz de miúdos existem diversas receitas tradicionais portuguesas que aproveitam estas partes do frango. Na da se desperdiça.
SOBRAS - Reutilize restos de frango cozinhados: retire os ossos e guarde no frigorífico durante até três dias. Desfie o frango e adicione-o a saladas, sanduíches, wraps, quiches, sopas ou risotos.
FRANGO INTEIRO – Cozer um frango inteiro a vapor na Varoma mantém o frango húmido e cheio de sabor. Assá-lo brevemente no final em forno quente confere-lhe um acabamento dourado.
NOTA: As regras de segurança alimentar atual dizem que não se deve lavar ou enxaguar o frango antes de o cozinhar para evitar salpicos com bactérias na zona do lava-loiça.
Frango com arroz à Bracarense
2 purés de frango - introdução da nabiça
Massa cremosa de alho-francês e Koftas de frango
Frango picante com batatas e molho de coentros
Frango à Peruana com molho verde e salada de abacate
Frango de cebolada à angolana
Arroz de frango com ervilhas
Sopa e frango com arroz
Quiche de frango, tomate e manjericão
Almôndegas de frango com molho de tomate e esparguete
Frango na Púcara
Sopa e frango com legumes