20 receitas de bacalhau - o rei da mesa portuguesa

O bacalhau vem das águas frias nórdicas e é consumido em larga escala no nosso país desde os tempos mais antigos. Existem centenas de receitas de bacalhau e nesta página vai encontrar algumas das mais icónicas. Basta escolher como prefere: às postas, desfiado, fresco ou em lascas?

Às postas

Como demolhar o bacalhau?

O bacalhau deve ser demolhado num recipiente com água, mantendo a pele das postas viradas para cima. Coloque no frigorífico um dia ou dois, de acordo com a espessura do bacalhau. Lembre-se de ir mudando a água várias vezes ao dia.

Desfiado ou em lascas

A espessura certa para cada receita

As postas mais altas são ideais para assar ou grelhar como no caso do bacalhau à lagareiro. As postas médias ficam bem em guisados ou caldeiradas e as partes mais finas e extremidades são ideais para receitas que usam bacalhau desfiado.

Fresco

De Natal

Bacalhau no ponto

Para que este alimento não se torne seco é necessário saber cozê-lo. Na verdade, o bacalhau apenas precisa de ser escaldado, pois assim manterá alguma humidade e gordura, permitindo que a polpa se separe em lascas apetitosas. Com a Bimby® pode, facilmente, cozê-lo a vapor, na Varoma, para um resultado macio e suculento. Uma outra forma de garantir um resultado perfeito é usar o Bimby® Sensor – um termómetro culinário que indica o ponto certo de cozedura do peixe – no forno, frigideira ou grelha - avisando quando está pronto.

Com história

Obrigado Gomes de Sá…

… por emprestar o nome a um dos pratos tradicionais da culinária portuguesa. Pensa-se que o bacalhau à Gomes de Sá terá sido inventado no século XIX por José Gomes de Sá, filho de um comerciante de bacalhau. Mais tarde terá vendido a receita a restaurante de Lisboa, tornando-se assim popular no país inteiro.

Lá do Porto vem o Zé do Pipo

Ao que se sabe Zé do Pipo era o apelido de José Valentim, dono de um restaurante de cozinha tradicional, do Porto, e autor da receita de bacalhau - que chegou mesmo a ganhar o concurso de “melhor refeição, ao melhor preço” num concurso da década de 1960.

E quando a fome se junta à vontade de comer… isso é Lagareiro!

O chamado bacalhau à lagareiro terá, possivelmente, tido origem nos lagares das Beiras. Na altura da produção de azeite a famosa iguaria era bem regada com azeite e levada ao forno. E assim, bacalhau e azeite juntaram-se numa união perfeita, dando à luz o lagareiro.

Numa taberna do Bairro Alto nascia o Brás… Bacalhau à Brás!

Pensa-se que esta receita é da autoria de um taberneiro, de nome Bráz, do afamado bairro lisboeta. Mas agora… deixemo-nos de histórias e que venha de lá o bacalhau!

Bacalhau, o rei da mesa portuguesa!

Encontre o melhor do bacalhau nesta coleção deliciosa.

Ver coleção