As tradições e os rituais diferem de país para país e, em muitos deles, a comida desempenha um papel central! No Japão, a sopa de noodles traz longevidade, na Itália, as lentilhas trazem prosperidade e, na Turquia, as romãs trazem abundância! Descubra o significado dos alimentos que comemos no Ano Novo e crie o seu próprio menu de Ano Novo!
Em Itália, um dos pratos tradicionais do Ano Novo é o cotechino e lenticchie (salsicha com lentilhas). As lentilhas são consideradas símbolos de boa sorte e prosperidade devido à sua parecença com moedas, pelo que têm de marcar presença na mesa de jantar!
Na Turquia, a romã é rainha na passagem de ano - um símbolo de abundância e fertilidade para o novo ano. A tradição inclui abrir uma romã à meia‑noite ou mesmo atirá‑las ao chão junto à porta principal das casas para que as sementes possam espalhar‑se e trazer boa sorte.
Na passagem de ano, é tradição os austríacos servirem “boa sorte” à mesa com um delicioso porco assado. Também é comum decorarem a mesa com pequenos porcos feitos de maçapão, chocolate, massa de cookies (bolacha com pepitas de chocolate) ou outros doces.
No Japão, existe a tradição de comer soba à meia-noite - uma sopa feita com noodles de trigo mourisco. A tradição diz que os longos fios da massa simbolizam a longevidade e a passagem de um ano para o outro. Como estes noodles são fáceis de cortar, também representam a separação do ano passado.
Consideradas um símbolo de crescimento e renascimento, as cebolas fazem parte da tradição do Ano Novo na Grécia. As cebolas são penduradas por cima da porta da frente e retiradas na manhã seguinte.
Nas mesas mexicanas de Ano Novo, é habitual haver tamales - uma massa de milho recheada com carne, queijo e outros ingredientes, os quais são envoltos numa casca de milho ou folha de banana. Os tamales são muitas vezes servidos com menudo - uma sopa típica feita com tripa que se diz ajudar a curar as ressacas.
Na Suécia e na Noruega, nunca falta o pudim de arroz na mesa de Ano Novo. Existe o costume de esconder uma amêndoa no pudim, sendo a pessoa que encontra a amêndoa abençoada com 12 meses de boa sorte no novo ano.