De água salgada ou água doce, os nossos mares e rios proporcionam-nos uma grande diversidade de peixes deliciosos e versáteis! Explore a nossa seleção de receitas que o vão levar numa volta ao mundo: desde peixe inteiro a filetes passando por peixe assado no forno ou caldeiradas... existem muitos sabores por descobrir!
1 – Um dos segredos para o sucesso é evitar cozinhar demasiado o peixe, para que não seque. A carne do peixe deve separar-se facilmente em lascas.
2 – O peixe é um alimento muito delicado, por isso os métodos de cozinha mais suaves são os ideais.
3 – Com a Bimby®, pode optar pelo tempo de confeção e pela temperatura perfeitos, bem como usar técnicas de confeção de sous-vide ou a vapor para obter resultados de fazer água na boca. Experimente a nossa receita de Bacalhau em sous-vide com molho de aneto e puré de pimentos assados.
4 – Quanto mais delicado for o peixe, menos tempo terá de marinar. Leia o nosso artigo sobre molhos e marinadas de peixe.
5 – Se utilizar peixe congelado, descongele-o colocando-o num recipiente escoador no frigorífico.
As peças Rockstars são feitas em grés de alta qualidade, com material orgânico, robusto e refratário que suporta altas temperaturas, fácil de usar e de limpar. Com o uso, formam uma camada natural antiaderente. O tabuleiro BEN é ideal para todos os pratos de forno. Batatas fritas saudáveis e estaladiças, legumes assados, peixe… As opções são muitas! Comprar agora
Cabeça – as cabeças, espinhas e pele dos peixes são perfeitas para preparar caldo de peixe. Também pode usar a cabeça em sopa de peixe, ou cozida e servida com o resto do peixe.
Lombos inteiros – são fantásticos assados no forno, panados com ervas ou fruta seca, ou envolvidos em massa folhada. Lombos de bacalhau e salmão são uma excelente opção.
Postas – são excelentes para caldeiradas, para cozer ou grelhar.
Filetes – são muito versáteis e perfeitos para crianças, uma vez que não têm espinhas. Para além de fritos, também são muito bons cozidos a vapor, em papilote ou no forno.
Peixe inteiro – ideal para grelhar ou assar no forno. Para uma receita mais criativa pode confecioná-lo com uma cobertura de sal (simples ou temperado com especiarias e ervas aromáticas) ou numa massa de pão.
• A pele e as escamas devem estar brilhantes e ter um reflexo metálico.
• Deve ter um cheiro fresco e não deve ter fortes odores a peixe ou amoníaco.
• Os olhos devem ser proeminentes, brilhantes e luminosos.
• As guelras devem apresentar uma cor vermelho vivo, estar limpas e húmidas.
• A consistência ao toque deve ser firme, não esponjosa e macia.