Reduzir os hidratos de carbono

Se procura reduzir os hidratos de carbono na sua alimentação saiba que pode encontrar no Cookidoo® receitas variadas e inspiradoras.

Comece o dia com um pequeno-almoço baixo em hidratos de carbono

Vantagens de reduzir os hidratos de carbono

Poucos hidratos de carbono • Alto teor de proteínas • Muitos vegetais

Ao reduzir os hidratos de carbono são privilegiados outros alimentos: peixe, carne e outras fontes de proteína como frutos secos e sementes, tofu, leguminosas e feijões. Este tipo de alimentação deixa-o saciado sem que se sinta demasiado cheio. Procura ideias para o jantar? O frango é uma opção fácil e saborosa com baixo teor de hidratos de carbono.

Como cozinhar frango

Snacks proteicos

5 alternativas aos hidratos de carbono

1 - Faça "esparguete" de curgete ou "arroz" de couve-flor • 2 - Prefira produtos caseiros em vez de processados para evitar o açúcar escondido • 3 - Coma fruta à sobremesa em vez de bolos ou bolachas • 4 - Reduza o consumo de arroz e massa substituindo, por exemplo, por quinoa • 5 - Substitua as batatas fritas por frutos secos ou tiras de vegetais

Ideias para começar

Reduza os hidratos de carbono, mas não o sabor

Uma elevada proporção de hidratos de carbono simples de rápida digestão faz com que os níveis de açúcar no sangue subam e desçam rapidamente, causando depois apetite. O ideal é que a receita contenha hidratos de carbono complexos não refinados e de elevada qualidade. Este tipo de hidratos de carbono demora mais tempo ser digerido e a transformar-se em açúcar, reduzindo desta forma o apetite. Regular os níveis de açúcar no sangue é uma das vantagens de uma dieta baixa em hidratos de carbono, para além de poder ajudar a perder peso ou mantê-lo. Procura ideias para o jantar? O frango é uma opção fácil e saborosa com baixo teor de hidratos de carbono.

Como cozinhar frango

Entradas

Pratos principais

Sobremesas

Hidratos de carbono "bons"

Escolha opções ricas em nutrientes e hidratos de carbono complexos para lhe dar mais energia durante mais tempo, em vez de eliminar completamente os hidratos de carbono. Escolha tubérculos como batata doce em vez de batatas normais; pão integral em vez de branco, arroz integral em vez de arroz branco, flocos de aveia em vez dos habituais cereais de pequeno-almoço, grão-de-bico em vez de massa, figos secos em vez de chocolate... Desta forma, irá aumentar as vitaminas e proteínas na sua dieta e reduzir o apetite. NOTA: Lembre-se que este e outro tipo de dietas ou regimes alimentares não dispensam o aconselhamento profissional.

Receitas com hidratos de carbono complexos

Encontre mais receitas saudáveis no Cookidoo®

Saudável Saladas Salteado Sopas Vegetais Aveia