Tomate

O tomate é um dos ingredientes mais versáteis da nossa cozinha. Pode ser cozinhado ou consumido cru e é usado tanto em receitas doces, como picantes ou agridoce. Existem muitas variedades de tomate, distinguindo-se pelo formato, tamanho, cor e sabor.

Pratos de verão com tomate

Dicas e curiosidades

Nutrição - Sabia que o tomate é rico numa variedade enorme de nutrientes? Por exemplo, o tomate contém licopeno, um antioxidante natural. As temperaturas elevadas facilitam a sua absorção, pelo que pode usar e abusar de molhos e sopas de tomate - com a ajuda da Bimby ficam perfeitos e deliciosos. Evite tirar a pele ao tomate uma vez que contém muita fibra, e confie no poder de trituração da Bimby para obter resultados suaves e saudáveis. Se consumir o tomate cru, em gaspacho, poderá beneficiar ao máximo da sua riqueza de vitaminas. Conservação - Guarde o tomate maduro numa divisão fresca da casa ou no frigorífico.

Refeições para o dia-a-dia

Molho de tomate e não só…

Uma das utilizações mais apreciadas do tomate é em molho para massa. Leia o nosso artigo para saber mais sobre molhos para massa, com ou sem tomate.

Tudo sobre molhos

Pratos de forno

Tomate chucha, cereja, coração de boi…

O tomate está disponível sob muitas formas, cores e tamanhos. O tomate "corrente" está disponível todo o ano e é o mais versátil para o dia-a-dia. Devido ao baixo teor em água o tomate chucha é o mais indicado para cozinhar criando um sabor mais intenso. Os tomates-cereja são os mais doces e excelentes para saladas ou molhos. Os tomates coração-de-boi são grandes e sumarentos, deliciosos tanto crus como cozinhados. Os tomates verdes são uma variedade que se mantém verde mesmo quando estão maduros e não devem ser comidos crus. Os tomates amarelos, por seu lado, são idênticos aos vermelhos, mas uma mistura de ambos irá dar mais vida à sua salada!

Receitas de tomate frescas e rápidas

Clássicos com tomate